Pio IX

Veja as imagens e assista as apresentações culturais do 1º dia do XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Veja as imagens do 1º dia do XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Nesta quarta-feira, 14 de junho, deu-se início as atividades culturais do XI Encontro de Folguedos de Pio IX. O evento artístico-cultural é uma realização da Prefeitura Municipal de Pio IX, que tem à frente o Prefeito Silas Noronha e o Vice Etinho Bezerra, através do Departamento de Arte e Cultura e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este ano, o Encontro de Folguedos, homenageia o vaqueiro nordestino e o seguinte tema ilustra festa: Vaqueiro Nordestino: do mungir da boiada aos rincões do sertão”.

A temática mergulha nas raízes universais da associação entre homem e o boi rememorando a relação que data dos primeiros agrupamentos humanos, que encontraram na domesticação do gado uma ferramenta para estabelecer povoações, a partir de práticas arcaicas de pecuária com a implantação dos primeiros currais no Nordeste Brasileiro.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Para homenageá-los, a Prefeitura Municipal montou maquetes no centro da cidade, com todo seu acervo dedicado ao vaqueiro e sua diversidade em diferentes épocas, destacando também muitos vaqueiros piononenses e suas histórias.

As atividades culturais do primeiro dia iniciaram na parte da tarde com  participação do vaqueiro João Caboclo que entoou os seus aboios para o publico presente. Logo em seguida, foi a vez das atrações musicais no palco Renato do Canadá, com os cantores locais Luilson e Lailson, Tonho de Corrinha, Jeito Nordestino e Victor Canuto.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Paralelo às apresentações, o público presente pode conferir de perto também, todo um acervo montado em estandes com exposições de produtos confeccionados em couro, como chapéus, sandálias, chaveiros, gibão de couro (Arte Couro – de propriedade de Antonia Cremilda, Maria Thais e Antonio Elison); artesanato fabricado com peças de ferro em miniaturas trator, motos, pássaros (Artes Ferro – de propriedade de João Tavares).

Como parte da decoração ainda, o visitante pode conferir maquetes de construções destacando pequenos casebres, artigos religiosos, utensílios do lar e outros artefatos característicos da labuta diária do homem do campo nordestino.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Também foi montado o Memorial do Vaqueiro, com exposições de fotos como forma de homenagem os vaqueiros que contribuíram para a história da região de Pio IX e de outros territórios piauienses. Os homenageados são: Francisco de Deusvindo, Manoel Lau da Silva, Antônio Elpídio de Lima, Antônio Gonçalves de Sousa (Antônio de Hosana), Antônio Valentino de Alencar (Antônio Situba), Antônio José de Alencar, José Heriberto da Silva, Vicente Alves do Monte (Vicente Galdino), João do Monte Arrais (João Finelon), Luis Antônio de Carvalho (Luis Meton), Francisco Renato de Alencar (Renato de Gerson), Antônio Gerreira Gondin (Januário), Francisco Epifanio da Costa (Chico Epifanio), Leonício Ribeiro de Alencar, Vicente Roseno Félix, Antônio Manoel Da Silva (Bitonho Paulino), Antônio Simão de Amorim, José Israel de Alencar (Zé Israel), João Neto de Sousa (João Caboclo), José Antônio da Silva (Zé Hailton), Antônio Joaquim Arrais (Antônio Sinhô), Abdon Ferreira do Nascimento, Manoel José Teodósio da Silva (Maneca), José Antônio de Sá (Zé Lau), José de Moraes Feitosa (Zé de Moraes), Joaquim Bernardo (Joaquim de Manel da Rita), Cornélio da Costa Veloso, Raimundo Galdino de Sá (Raimundino Galdino), Braz Antônio dos Santos.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Na parte da noite, no Terreiro da Fazenda, diversas apresentações culturais continuaram as homenagens aos vaqueiros.

Coordenada pelo professor Jonas, intitulada de Filhos do Sol Nascente, a primeira apresentação da noite homenageou os vaqueiros com passos de danças. A Creche Florzinha do Pereiro dirigida por Claúdia Cilene encenou a peça “Meu Boizinho Estrelado e a Burrinha Relâmpago”.

A diretora Auriceir Sousa, trouxe juntamente com as crianças da U. E. Maria Matutina de Alencar a apresentação “Meu Boizinho”. A quarta apresentação da noite, trouxe através de desfile, comandado pela pedagoga Juliana Coelho, um belo trabalho de inclusão social com crianças das escolas da rede municipal de ensino demonstrando artefatos típicos do vaqueiro nordestino.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

A Escola Francisco Pedro da Silva da localidade Recreio homenageou o vaqueiro Raimundo Jacó com a peça, “A Missa do Vaqueiro”. O Projeto Mineiros, por sua vez, encenou a peça “Meu Boizinho e Maricota Cotinha na Folia de Reis. A Unidade Escolar Laurindo Paulo de Oliveira homenageou a saudosa cantora Rita de Cássia com a música, que faleceu no início do ano, com a música, “Meu vaqueiro, meu pião”.

A Escola Libânio José de Carvalho, da comunidade Coivaras, retratou o vaqueiro como profissão durante a sua apresentação. A Unidade Escolar Maria Matutina de Alencar fez apresentação retratando o dança do Boi Bumbá, dança típica das regiões Norte e Nordeste. Para encerrar as apresentações culturais da noite, a Escola Estadual Francisco Suassuna de Melo trouxeram ao Terreiro da Fazenda, a Quadrilha Junina, com seus alunos empolgando o público com suas cores e coreografias.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Shows

O primeiro dia do XXI Encontro de Folguedos de Pio IX encerrou-se com shows em praça pública com Edson Lima & Limão com Mel, Vaqueiro Karkará, Paloma Nunes e Sandrinho do Acordeon.

As atividades culturais do XI Encontro de Folguedos de Pio IX continuam nesta quinta-feira, 15 de junho, a partir das 14h.

As apresentações culturais podem ser assistidas na integra abaixo:

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias