Destaque

Estudo aponta que noite de domingo é a pior para dormir; saiba por quê

O estudo foi realizado por uma rede de hotéis britânico, que ouviu 3,5 mil adultos

O FDS, abreviação dada ao final de semana, é um  intervalo merecido que nos permite escapar das responsabilidades cotidianas e mergulhar em atividades que nos trazem alegria, relaxamento e prazer. No entanto, o  final de domingo costuma entristecer as pessoas que retomam suas atividades da semana na segunda-feira. Você já se sentiu triste, ou teve insônia na noite de domingo? Se a resposta for sim, veja  o que diz a pesquisa a seguir.

Uma pesquisa realizada pela rede de hotéis britânica Travelodge indica que a noite de domingo é a pior para o sono durante a semana. O estudo, que envolveu a análise de 3,5 mil adultos, revelou que quase 60% dos trabalhadores estudados têm sua pior noite de sono no domingo. Mais de 25% dos participantes admitiram que solicitam uma folga na segunda-feira após uma noite de sono perturbada.

Noite de domingo é a pior para dormir, diz estudo | Reprodução

Além disso, a pesquisa constatou que aproximadamente 80% das pessoas dormem melhor na noite de sexta-feira, marcando o final da semana de trabalho. Neil Stanley, um especialista em sono do Hospital da Universidade de Norfolk e Norwich, afirmou que a preocupação com o trabalho é uma das razões para uma noite de sono ruim, embora não seja a única causa.

“Os padrões de sono foram bagunçados pelo fato de as pessoas dormirem até tarde ou ficarem acordadas até tarde da noite, as pessoas não fazem muita atividade física ou mental no domingo, e há probabilidade de uma grande refeição que vai pesar no estômago”, disse.

Segundo Stanley, a estratégia mais eficaz para enfrentar a insônia na noite de domingo envolve permanecer desperto e participativo durante o dia e manter uma rotina de sono consistente.

“O que o seu corpo quer de verdade é ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias”, diz o especialista.

A falta de sono contínuo é considerada uma das principais razões para a falta de concentração no trabalho, levando ao aumento da irritabilidade em relação aos supervisores e até mesmo a funcionários pegos cochilando em suas mesas. Aproximadamente metade dos participantes da pesquisa afirmou que luta contra a falta de concentração, o que resulta em erros no trabalho.

Um em cada três entrevistados admitiu sentir irritação em relação a chefes e colegas, enquanto um quinto deles confessou ter cochilado em algum momento durante o expediente. De acordo com estudos, mais de 23 milhões de trabalhadores britânicos relatam perder uma hora de sono todas as noites devido à ansiedade em relação ao dia de trabalho seguinte.Os participantes indicaram como causas lidar com supervisores difíceis, apresentar projetos e até mesmo ter perdido prazos para a entrega de trabalhos.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo