DestaquePiauí

91% das mulheres piauienses realizam afazeres domésticos, afirma IBGE

FOTO: REPRODUÇÃO

realização de afazeres domésticos no Piauí, em 2022, era prática usual de cerca de 82% da população de 14 anos ou mais de idade. Esse indicador apresentou redução ao observado no ano de 2019, quando chegou a 85,2% daquela população. Em termos quantitativos, em 2022, aproximadamente 2,6 milhões de piauienses se envolviam com a realização dos afazeres domésticos. São informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, no módulo de Outras Formas de Trabalho.

Os afazeres domésticos, objeto do estudo da pesquisa, envolvem: preparo dos alimentos, lavar louças, cuidar da limpeza de roupas e sapatos, realização de pequenos reparos no domicílio, bem como do veículo próprio e de eletrodomésticos, limpeza do domicílio e do jardim, pagamento de contas e o cuidado de animais domésticos.

No Piauí, no dia a dia, as mulheres se envolvem mais com os afazeres domésticos que os homens. Assim, cerca de 91% das mulheres piauienses têm essa incumbência, enquanto 72,5% dos homens a têm, uma diferença de 18,5 pontos percentuais. É interessante observar que, se a mulher ou o homem forem casados, a diferença se amplia.

A mulher casada se envolve mais ainda com os afazeres domésticos, passando a ser atividade para 96,6% delas, enquanto que para os homens casados reduz para 70,2% deles. Em termos de Brasil ocorre o contrário do percebido no Piauí, pois a participação dos homens que se casam aumenta, passando de 79,2% para 82,3%, e a das mulheres que se casam passa de 91,3% para 96%.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias