Pio IX

2ª Conferência Municipal da Juventude de Pio IX debate políticas públicas para os jovens

2ª Conferência Municipal da Juventude debate políticas públicas para os jovens em Pio IX

A Prefeitura de Pio IX, por meio do Conselho Municipal da Juventude e da Secretaria Municipal de Educação junto a Coordenação Geral da COJUV, realizou na tarde desta sexta-feira, 06 de maio, no auditório SEMEC Pio IX, a 2ª Conferência Municipal de Juventude de Pio IX, momento de discussão das políticas públicas voltadas aos jovens piononenses.

Com o tema: “Políticas Públicas para a Juventude: entre direitos e compromissos, o caminho para a cidadania”, o evento teve como objetivo apontar as principais fragilidades na prestação de serviços voltadas às necessidades e aspirações das juventudes e elaborar novas propostas de políticas públicas juvenis.

Secretária de Educação, Clebiana Telles

Para a secretária de Educação, Clebiana Telles, é uma prioridade viabilizar o cumprimento de direitos e deveres, dando voz aos jovens nos espaços de discussões para a conquista da cidadania.

“O tema geral dessa conferência, Políticas Públicas para a Juventude: entre Direitos e Compromissos, o Caminho para a Cidadania, é bastante relevante porque trata tanto de direitos como também de deveres. E a cidadania, de fato, só acontece quando há na sociedade esse cumprimento das duas vertentes”, declarou a secretária.

Durante sua palestra, Eduardo Alemão, assessor técnico da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e ex-presidente do Conselho Estadual de Juventude do Piauí, explicou a importância das conferências municipais da juventude.

Palestrante, Eduardo Alemão

“As conferências municipais são para a gente poder estar elencando e escutando as propostas dessa nova geração, ouvindo o que eles têm a dizer e buscar, com os desafios que a gente tem, construir o novo plano estadual de juventude por mais 10 anos”, destacou Eduardo Alemão.

Para a professora e vereadora Eliane Bezerra, presente à conferência, o evento se trata de um momento oportuno para a melhoria das políticas públicas juvenis.

Professora e vereadora, Eliane Bezerra

“Nós precisamos dar a motivação necessária que os jovens precisam para entender que depende deles a melhoria das políticas públicas. E essa Conferência, hoje em Pio IX, oportuniza isso. Pois o debate é pela garantia do processo democrático, pela qualidade, pela pluralidade e pela representatividade dos segmentos sociais, dentro de uma visão ampla e sistêmica das questões relacionadas à juventude”, destacou a parlamentar.

A professora Luciene Amorim, disse que o evento oportunizou momentos e debates de grande valia para a sociedade piononense.

Professora, Luciene Amorim

“Tivemos debates riquíssimos organizados em conformidade com os princípios e diretrizes do Estatuto da Juventude. Foi um momento de muita importância para a juventude e, de forma geral, para a sociedade piononense”, avaliou a educadora.

A aluna Kalline Salviano, que encapou o banner de divulgação do evento, disse que a conferência é um momento onde o jovem pode contribuir com suas ideias e pensamentos na construção de ações voltadas para o publico juvenil.

Aluna, Kalline Salviano

“É de suma importância a participação dos jovens em tal conferencia, pois nesse momento é dado voz para a gente. É também um momento onde podemos socializar, falar mais sobre nossas ideias, nossos pensamentos, visto que aqui na nossa cidade não temos muita voz ativa. Em resumo, a conferência da juventude é um espaço importante onde podemos contar com a compreensão da nossa visão de futuro”, disse a estudante da rede municipal de ensino.

2ª Conferência Municipal da Juventude debate políticas públicas para os jovens em Pio IX

A 2ª Conferência Municipal de Juventude de Pio IX reuniu cerca de cem jovens, além de autoridades e representantes da sociedade civil organizada e contou ainda com apresentações culturais, aprovação do Regimento Interno, discussões e socialização dos Grupos de Trabalho, entrega da Carteira do “Agente Cultural de Pio IX” para jovens artistas, eleição de 10 propostas para Plano Municipal de Juventude, eleição dos Delegados e Suplentes para Conferência Estadual de Juventude e entrega de certificados para todos os seus participantes.

Veja as imagens:

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias