Destaque

4 alimentos que parecem saudáveis, mas aumentam o açúcar no sangue

Em vídeo, uma médica americana entregou quais alimentos têm enorme impacto glicêmico e aumentam açúcar no sangue

Embora pareçam saudáveis e muita gente os consuma sem moderação, existem alguns alimentos que, se ingeridos em excesso, podem aumentar o açúcar no sangue. Quem revela é a médica americana Mijin Brown, que viralizou no TikTok com um vídeo no qual alerta sobre o impacto desses itens na resistência à insulina.

Segundo a profissional, suco de frutas, alguns tipos de frutas, leite de aveia e biscoitos de arroz podem até parecer inofensivos, mas fazem com que o organismo alcance pico glicêmico, o que pode favorecer, inclusive, o ganho de peso.

Foto: Freepik

De acordo com Mijin, esses alimentos levam o pâncreas a liberar muita insulina, que rapidamente cai e gera vontade de comer mais. Com a repetição desse ciclo, o corpo pode apresentar resistência à insulina, quando células dos músculos, gordura e fígado não respondem bem ao hormônio e não conseguem absorver facilmente a glicose do sangue.

“A resistência à insulina é a causa raiz de todas as doenças relacionadas ao estilo de vida das quais a maioria de nós sofre”, alertou Brown. Para exemplificar, a médica destacou que alguns sucos de fruta têm tanto açúcar quanto refrigerantes.

No caso das frutas, o segredo é investir naquelas com mais fibras. Já manga, abacaxi, banana e uva são ricas em açúcar e devem ser “vistas” como sobremesa, alertou a profissional.

O leite de aveia foi outro item apontado pela expert. “Uma xícara de aveia contém cerca de oito gramas de fibra, mas 62 gramas de carboidratos”, salientou. Ou seja: é bom ter bastante moderação ao consumir esse alimento.

Já quanto aos biscoitos de arroz, comuns em lojas “fit”, ela recomenda ingeri-los com alguma fonte de proteína. Caso contrário, eles geram mais apetite.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias