A história de Antônio Ítalo da Silva Lima, de 25 anos de idade, que mora no bairro Piçarra, em Lagoa do Sítio-PI, cerca de 232 km de Teresina, serve de inspiração para muitos estudantes que sonham com uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem, que hoje é deficiente tetraplégico, com muitas dificuldades de locomoção e no dia-a-dia, não se limitou as barreiras impostas pela deficiência e conseguiu alcançar 920 pontos na redação.
O acidente que vitimou Ítalo aconteceu no dia 14 de abril de 2012, quando o estudante estava voltando de um encontro que teve com sua namorada, e um carro, modelo Siena prata colidiu com a traseira de sua moto, logo após o jovem ter feito uma ultrapassagem. Após a manobra, Ítalo acabou batendo em outro carro e perdeu o controle da moto, caindo de cabeça no asfalto. No mesmo instante uma viatura da Polícia Militar que fazia ronda bateu com pneu dianteiro em sua cabeça. O jovem estava com capacete.
“A viatura bateu em minha cabeça que estava com capacete, se o policial não tivesse diminuído a velocidade e não tivesse a lombada, a viatura tinha esmagado minha cabeça. Já caído na pista, sem nenhum movimento no corpo, fui socorrido e encaminhado para o hospital de Valença que era o mais próximo e poucas horas depois fui para o HUT em Teresina e posteriormente para o HGV, onde foi constatado uma lesão na medula que me deixou na condição de tetraplégico”, conta o jovem.
O estudante passou por um processo radical de mudanças em sua vida, tendo que encarar novos desafios, como voltar com sua rotina de estudos usando uma cadeira de rodas para se locomover até a escola onde estudava no Ensino Médio. Com várias infecções urinárias, febres com frequência, e muita transpiração, o jovem nunca desistiu de se dedicar as atividades escolares.
Concluído o Ensino Médio, Ítalo intensificou os estudos somente em sua residência através de vídeo aulas na plataforma Youtube, onde se preparou para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), almejando a tão sonhada aprovação. Como resultado de toda dedicação, o estudante conseguiu tirar 920 pontos na redação.
“Quando visualizei a nota, fui tomado por uma alegria imensa, falei para os meus pais que ficaram bem felizes mesmos, contei para amigos próximos e festejaram bastante por essa minha conquista”, conta emocionado com a conquista.
Ao portal R10, o jovem conta ainda que estudava 9 horas por dia e fazia três redações por semana com temas de edições anteriores.
Na expectativa de ser aprovado no curso de administração, no Instituto Federal do Piauí(IFPI), ele já está se preparando para morar em Teresina.
Para os familiares, Antônio Ítalo é motivo de orgulho:
“Mesmo sem muito recurso, ele continuou insistindo em estudar e correr atrás dos seus objetivos, teve sim motivo para recuar, desistir, mas continuou insistindo em alcançar êxito em seus estudos. Por diversas vezes via ele pela madrugada assistindo aulas. Tenho ele como um exemplo a seguir. Se ele hoje conseguiu alcançar uma boa nota no Enem, é fruto e perseverança dele. Eu e meus pais estamos muito orgulhosos dele”, conta a irmã de Ítalo, Mercês.
O jovem aguarda ansiosamente pela sua aprovação e acredita que independente de qual seja sua limitação, todos tem um dom:
“Para aquelas pessoas que tem alguma deficiência, busque e use suas aptidões, descubra suas habilidades, se reinventar, por que com certeza você tem um dom para alguma coisa. Não ficar preso as suas limitações, apenas se jogar no que te der vontade”, conclui.
Fonte: Portal R10