Pio IX

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica para o ano letivo 2022

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica para o ano letivo 2022

A Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nestes dias 23 e 24 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2022 abordando o tema: “A educação é a casa da esperança, juntas abrem a porta para o futuro”.

Na perspectiva de garantir a segurança dos colaboradores, o evento ocorreu de forma virtual e contou com uma vasta programação através de videoconferências transmitidas pelo Canal Oficial da SEMEC Pio IX no YouTube.

Secretaria de Educação de Pio IX realiza Jornada Pedagógica para o ano letivo 2022

Programação dia 23 de fevereiro

Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a Jornada Pedagógica contou inicialmente com uma palestra motivacional com Cleverson Moreira Lino, advogado Mestre em Direito Constitucional e Especialista em Educação que abordou o seguinte tema: “A importância da educação socioemocional e as relações humanas em contexto de pandemia”.

Logo em seguida, a Dra. Onaíra Gonçalves, Doutorada em Engenharia e Ciência dos Materiais e Mestre em Ciência dos Materiais e Especialista em Biocombustíveis e novas tecnologias renováveis discorreu sobre o tema: “O uso de brinquedos como ferramenta pedagógica”.

Para encerrar a programação do primeiro dia de Jornada Pedagógica, a pedagoga e graduada em Educação do Campo e Mestre em Educação Lenice Sales de Moura tratou com os profissionais de educação sobre ”O Currículo do Piauí e Pio IX – competências, habilidades e planejamento.

Veja imagens:

A programação da manha e tarde do 1º dia pode ser assistida abaixo:

Programação dia 24 de fevereiro

Nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, a abertura do evento ficou por conta de Cynthia Ribeiro, Enfermeira Especialista em Saúde da família, enfermagem do Trabalho e Regulação em Saúde no SUS que tratou sobre o tema: “Saúde e prevenção à COVID-19”.

Logo em seguida, foi a vez de Mari Bigio, escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. A multiartista palestrou sobre a temática: “Contação de Histórias, Contar para Encantar”.

A rodada de palestras contou ainda com Maria do Desterro Melo, Graduada em Educação Física e Pedagogia, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação com a tema: “Descomplicando a BNCC”.

Para fechar o Jornada Pedagógica, Leníce Sales de Moura tratou ainda sobre: “A Educação do Campo: Realidade, desafios e possibilidades no semiárido piauiense”.

Veja imagens:

A programação da manha e tarde do 3º dia pode ser assistida abaixo:

Falas

O procurador do município, Dr. Juarez Alencar, esteve participando da abertura da Jornada Pedagógica e na ocasião representando o Prefeito Silas Noronha aproveitou o momento para reafirmar o compromisso da atual gestão com a educação municipal.

“Implementamos a mudança de nível dos profissionais de educação e já nos comprometemos a ratear os recursos dos precatórios do Fundeb. Também aprovamos recentemente na Câmara, o reajuste de 33% para os professores”, destacou o procurador em um dos trechos de sua fala.

Quem também esteve participando do evento foi a educadora e vereadora Eliane Bezerra. Segundo a parlamentar, a Jornada Pedagógica foi muito profícua, pois discutiu temas importantes de diferentes maneiras.

“Discutimos temas importantes dentro desse novo contexto da valorização do ensino infantil. Participamos de oficinas importantes e tivemos palestras com temas variados, mas o grande diferencial apresentado este ano, foi a discussão sobre a educação do campo, pois moramos num município eminentemente rural, produtivo, pujante, cheio de nichos de produtividade”, ressaltou.

Segundo a secretária de Educação, Clebiana Telles, que acompanhou a jornada pedagógica de casa, após testar positivo para Covid-19, o evento marca o início do ano letivo da rede municipal de ensino de Pio IX.

“De olhos voltados para a relevância da educação de nossas crianças e adolescentes, e diante da chegada da vacina, ademais, de toda uma preparação que envolveu reformas de escolas e protocolos de retomada, iremos voltar às aulas presenciais. A jornada pedagógica reuniu esforços e muita vontade de oferecer a todos o suporte necessário para recomeçarmos certos de nossa importância, enquanto comunidade escolar, na vida dos nossos alunos e, por conseguinte, de toda a vida sob nossos olhos”, pontuou Clebiana Telles.

Para o prefeito Silas Noronha, o início do ano letivo será um desafio para todos, e no que compete à atual gestão, a educação de Pio IX terá todo o suporte necessário.

“Depois de um longo período, voltaremos agora com as aulas presenciais. O que é um desafio para todos nós; para mim como gestor, secretária de educação, professores e principalmente para os pais e os alunos. Mas a jornada pedagógica discutiu vários assuntos relevantes para este momento e tenho certeza que tudo vai ocorrer da melhor maneira possível. O nosso compromisso é trabalhar para melhorar cada vez mais a educação”, ressaltou o prefeito.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias