O Piauí vai passar a contar com dois cursos superiores em Inteligência Artificial (IA). A medida foi autorizada mediante decreto pelo governador Rafael Fonteles nesta quinta (03). Os novos cursos são Bacharelado em Inteligência Artificial e Tecnologia em Inteligência Artificial e serão ministrados na Faculdade Estadual Piauí Instituto de Tecnologia (PIT).
O bacharelado em IA contará com 30 vagas anuais em uma turma. Já o curso de tecnologia terá 90 vagas distribuídas em três turmas. As aulas vão ser ministradas no Hub Investe Piauí, que hoje é a sede da Faculdade PIT. “É a conexão direta desses alunos ao mercado de startups, aos empreendedores, aos pesquisadores, aos investidores que atuam nesse mercado da inovação, fazendo com que os alunos possam cada vez mais ter acesso a novos mercados e novas oportunidades”, diz Cristiano Vargas, diretor-presidente da Faculdade PIT.

Projeto prevê implantação de curso de IA nas escolas municipais de Teresina
Um outro projeto, desta vez na Câmara Municipal de Teresina (CMT), quer a implantação de ferramentas de Inteligência Artificial nas escolas municipais, a proposta quer trazer modernização aos procedimentos educacionais e administrativos na capital, a autoria é do vereador Rocalin Filho (PRD)
Dentre os objetivos do projeto em tramitação, são a de Auxiliar os professores no planejamento e na personalização do ensino, considerando o desempenho e as necessidades individuais dos alunos, além de Estimular os alunos a desenvolverem soluções inovadoras utilizando Inteligência Artificial, como a criação de aplicativos, startups, chatbots, jogos educativos, assistentes virtuais, sistemas de recomendação, plataformas de acessibilidade, ferramentas de análise de dados e protótipos funcionais de IA.

De acordo com o projeto de lei, a Secretaria Municipal de Educação ficará responsável por estabelecer diretrizes para a implementação da IA, podendo firmar parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas do setor tecnológico.
Fonte: Portal O Dia