Destaque

Flávio Bolsonaro tem candidatura à Presidência impedida após suposta fraude em filiação partidária

Campanha do senador descobriu que ele foi filiado, incorretamente, ao partido Missão e não conseguiu registrar a sua candidatura à Presidência…

Foto: Divulgação/Saulo Cruz/Agência Senado
Foto: Divulgação/Saulo Cruz/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não conseguiu registrar a sua candidatura à Presidência devido a uma fraude no sistema do Tribunal Superior Eleitoral. Devido ao ocorrido, o senador aparece como filiado ao partido Missão, do candidato Renan Santos.

A informação foi confirmada pela assessoria de Flávio ao SBT News, que informou ter descoberto a fraude quando foi registrar a candidatura do senador. A campanha irá solicitar o refiliação de Flávio ao PL e pedir uma investigação à Polícia Federal.

O problema acontece às vésperas do prazo final para registro da candidatura, que se encerra no sábado (15). Até agora, seis candidatos à Presidência, incluindo o presidente Lula (PT), já tiveram suas candidaturas registradas e divulgadas no site do TSE.

Em 2023, após filiação fraudulenta do presidente Lula (PT) ao PL, o ministro Alexandre de Moraes, então presidente do TSE, mandou a PF investigar o ocorrido. No ano seguinte, a corte anunciou que as regras para filiação partidária ficariam mais rigorosas e passariam a exigir um novo fator de confirmação.

MISSÃO

Em nota, o Missão disse que avisou à campanha do senador sobre o ocorrido em 2 de agosto, mas não recebeu resposta às tentativas de contato por e-mail.

“O gabinete de Flávio foi informado dessa tentativa de filiação desde o dia 2 deste mês. Consta em nosso sistema que os e-mails enviados foram abertos, mas não foram respondidos”, diz o comunicado.

Conforme a sigla do presidenciável Renan Santos, houve tentativa de cancelamento da filiação no mesmo dia, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria barrado o requerimento.

“Não é do interesse do partido acolher em seus quadros um parlamentar que, para além do desalinhamento ideológico, figura em acusações e suspeitas de envolvimento em esquemas de corrupção”, ironizou o Missão.

Até agora, seis candidatos à Presidência já tiveram suas candidaturas registradas e divulgadas no site do TSE: além de Renan Santos (Missão), também Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Romeu Zema (Novo), Samara Martins (Unidade Popular), Wilson Grassi (Democrata), e Hertz Dias (PSTU).

Fonte: SBT News

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo