
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pio IX realizou no último sábado, dia 24 de março, sua Assembleia Geral Ordinária. A presidente da FETAG – PI, Elisângela Moura e o Secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz, participaram do evento.
De acordo com os organizadores, a Assembleia Geral Ordinária tinha como objetivo tratar da prestação de contas do STTR de Pio IX no exercício de 2017, apresentar e implementar o Plano Sustentar e também lançar o Fundo de Amparo Social no STTR.
No encontro foram debatidos ainda temas relevantes como a Reforma da Previdência Social, assuntos relacionados com a atual conjuntura político-social-econômica e a necessidade de representações políticas e de Movimento Sindical que se comprometam com as principais bandeiras de luta da agricultura familiar.
Centenas de pessoas participaram do evento dentre elas, o presidente do STTR de Pio IX, Adão José Filho; Secretário de Finanças, Erinaldo José; Contador do Sindicato, Sérgio; Tesoureiro Naldo Andrade; Coordenadores do Polo Sindical da Regional de Picos, Libório Rocha e Sandra Leal; Ex-Secretário de Política Agrícola da Federação, Paulo Manoel; sócios, lideres sindical, entre outros.
No final do encontro aconteceu o sorteio de brindes a todos os associados, além da entrega de lanches para todos os presentes.
Sobre o Plano Sustentar
O Plano Sustentar está estruturado em três eixos articulados entre si: a Gestão Administrativa e Financeira, Formação e Comunicação. As ações estratégicas para a Gestão Administrativa e Financeira contribuirá para uma gestão democrática, transparente e participativa fortalecendo as estratégias de arrecadação, a Formação e seus Processos Formativos possibilitarão qualificar a ação político – sindical, potencializando a construção de alternativas de enfrentamento e transformação social e a Comunicação promoverá o diálogo e potencializará a mobilização entre a base e as entidades. A sustentabilidade do MSTTR envolve uma dimensão política aliada a aspectos administrativos e financeiros. Aspectos estes, ligados a uma representação sindical, que de fato atenda às demandas dos agricultores e agricultoras familiares e garanta participação de forma efetiva e democrática em todas as instâncias do Movimento. A partir do reconhecimento e valorização por parte dos agricultores e agricultoras familiares, aposentados e aposentadas e pensionistas, o MSTTR fortalece sua estrutura e amplia a capacidade de atuação por meio da contribuição social feita pelos mesmos.
Sobre o Fundo de Amparo Social
Esse Fundo é basicamente uma forma de apoio financeiro aos familiares de sócios (as) que venham a falecer. Não se trata de uma assistência funeral e nem de seguro de vida. Fica assegurado à família do(a) associado(a) que esteja em dia com a sua mensalidade, quando este falecer, o valor de R$ 1.100,00. Não terá nenhum custo para o associado ou associada e nem será exigida carência. Esse é um direito assegurado a todos os(as) sindicalizados(as), que estão em dia com o Sindicato. Para acessar, o (a) familiar precisa ir ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município, levar a Certidão de Óbito e documento de identificação do sócio ou sócia falecido (a) e um documento que comprove o parentesco. Não será preciso apresentar nota fiscal ou comprovante de despesa com o funeral ou enterro. O valor de R$ 1.100,00 será depositada em uma conta bancária indicada pela família, que poderá ser usado da forma como achar melhor.