DestaqueMunicípiosSão Julião

Realizada em São Julião – PI reunião que define Termo Regulatório para alocação de água do açude Piaus

 

Realizada em São Julião – PI reunião que define Termo Regulatório para alocação de água do açude Piaus

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 25 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Julião – PI uma reunião com membros da Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), DNOCS, membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Canindé e Piauí e demais representantes dos municípios abastecidos pelo Sistema Adutor de Piaus.

Durante a reunião foram debatidos diversos temas relevantes sobre a alocação de água do açude de Piaus e medidas de contingenciamento para conter a crise hídrica na região. Piaus abastece atualmente pouco mais de 25 mil pessoas em cinco municípios da região, são eles: São Julião – PI, Fronteiras – PI, Pio IX, Vila Nova e Campo Grande do Piauí.

Wilde Cardoso, representante da Agencia Nacional de Águas (ANA) – Foto: Portal É Notícias

 “Piaus possui hoje 15 milhões de metros cúbicos de água, o que representa pouco mais de 15% de sua capacidade máxima. O racionamento continua e o Termo Regulatório para gerenciar o abastecimento desses cinco municípios deve ser renovado por mais um ano”, informou Wilde Cardoso, representante da Agência Nacional de Águas.

No Termo Regulatório os representantes presentes à reunião propuseram entre muitas alternativas a instalação de hidrômetros em todas as residências, intensificação no combate ao furto e desvios de água e as medidas propostas no racionamento de reduzir o fornecimento para os municípios abastecidos pelo Sistema Adutor de Piaus. O racionamento foi autorizado pelo governador do estado, Wellington Dias, desde o ano passado e a empresa responsável pelo gerenciamento é a AGESPISA.

Termo Regulatório do açude Piaus é discutido em São Julião – PI – Foto: Portal É Notícias

Discutida também durante a reunião, a abertura da comporta do açude de Piaus para o assoreamento dos leitos dos rios de Alagoinha, Monsenhor Hipólito e demais municípios vizinhos foi totalmente descartada por todos os membros presentes na reunião. De acordo com o Termo Regulatório, estes municípios serão beneficiados futuramente com o Projeto Piaus II que prevê um sistema de abastecimento organizado para mais quatro municípios da região, onde o Sistema Adutor de Piaus levaria água para Alagoinha, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa.

O Termo Regulatório de alocação de água de Piaus com todas as medidas a serem adotadas será publicado nos próximos dias no portal da Agência Nacional de Águas (ANA) e demais sites institucionais.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo