Destaque

Ceará registra mais mortes por Covid-19 que 139 países no mundo

Grande movimentação na UPA do bairro Vila Velha (FABIO LIMA /O POVO) (Foto: FABIO LIMA /O POVO)

Com 1.228 óbitos, o Ceará sozinho já registra mais mortes por Covid-19 que 139 países no mundo. Os dados são da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos, que mapeia o avanço do novo coronavírus mundialmente. Eles foram atualizados às 9h32min desta terça-feira, 12.

O Estado é o terceiro com mais óbitos pela doença no Brasil, superado pelos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o País acumula 11.519 mortes pela doença, sendo o sexto país mundial com mais óbitos. As informações do MS foram atualizadas às 19h48min dessa segunda-feira, 11.

Dos países ultrapassados pelo estado do Ceará, 20 são da América Latina e Caribe: Colômbia (479), República Dominicana (393), Chile (323), Argentina (314), Panamá (249), Bolívia (122), Honduras (116), Cuba (77), Guatemala (26), Uruguai (19), El Salvador (18), Bahamas (11), Guiana (10), Paraguai (10), Venezuela (10), Jamaica (9), Trinidad e Tobago (8), Barbados (7), Costa Rica (7) e Nicarágua (5).

A Sociedade das Américas/Conselho das Américas (AS/COA, sigla em inglês), mantém um infográfico atualizado com a evolução do novo coronavírus na América Latina. No gráfico de progressão dos casos confirmados de Covid-19 nos países a partir dos 100 casos, é possível identificar a curva planificada da Bolívia, Uruguai e Argentina.

Os países têm tomado medidas de urgência de caráter social, econômico e de saúde desde os primeiros meses após a primeira confirmação de Covid-19 no Brasil e na América do Sul. A Argentina, por exemplo, proibiu voos, determinou isolamento social e garantiu aumento de salário para profissionais de saúde e 50% do salário de empregados de empresas em crise econômica.

A Bolívia chegou a fechar as fronteiras do país. Nesta segunda-feira, 11, o país começou a relaxar as medidas de quarentena. O processo será gradual, a partir da análise do Ministério de Saúde boliviano do nível de contágio dos estados e municípios.

De acordo com a AS/COA, o governo do Uruguai anunciou no dia 5 de maio que irá aumentar os controles sanitários na fronteira com o Brasil. O país uruguaio expressou preocupação com os níveis de contágio do Brasil, favorecidos pela atividade comercial das cidades fronteiriças.

Fonte: O Povo 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias