Destaque

Arrumamalaê | Em ano de eleição, andar de Rural é sinônimo de derrota

Em ano de eleição, andar de Rural é sinônimo de derrota – Foto: Reprodução

Arrumamalaê, arrumamalaê
Arrumamalaê
A rural rai arribá
Arrumamalaê, arrumamalaê
Arrumamalaê
A rural rai disabá…

Foi com essa frase acima cheia de trocadilhos que no ano de 1997 o cantor e humorista cearense Walmyr Rodrigues de Castro Jr., o Neo Pi Neo, na música “A Rural” imortalizou o veículo de mesmo nome como sinônimo de derrota nas eleições municipais.

Ford Rural willys Standard 4×4 – Foto: Pastore Car Collection

Sobre a Rural

De acordo com site Notícias Automotivas, o Rural Willys é um dos utilitários mais icônicos já comercializados no mercado brasileiro. Ele foi praticamente o precursor dos utilitários vendidos atualmente, sendo considerado por muitos como o primeiro SUV à venda no Brasil, fabricado pela Willys-Overland, uma montadora de automóveis de origem norte-americana fundada em 1908 e que durou até 1975.

O modelo fez sua estreia no Brasil em 1956 e começou a ser produzido nacionalmente em 1958 em São Bernardo do Campo/SP. Em 1968, a Willys Overland do Brasil foi adquirida pela Ford e passou a ser chamada de “Ford Rural”. Com mais de 30 anos de mercado, o Rural já estava velho demais. O SUV deixou de ser produzido localmente em 1977, mas nunca foi esquecido pelo público brasileiro.

Rural vira meme de derrota política em época de eleição – Foto: Reprodução

Sinônimo de derrota nas eleições

Sempre nas vésperas das eleições, a música composta pelo cearense Neo Pi Neo (veja abaixo) em suas mais variadas versões é uma das mais tocadas e resgata um pouco sobre o veículo Rural.

Na contextualização da música embalada pelas mais ferrenhas disputas eleitorais, o “andar de Rural” significa fugir da vergonha e do deboche após perder as eleições.

“É como se a pessoa que perdeu a eleição sentisse vergonha e tivesse que fugir junto com a família e seus aliados para longe da comemoração e do deboche vindo do grupo vencedor”, disse um pré-candidato que não quis ser identificado em conversa com o Portal É Notícias.

Com o advento das novas tecnologias, a imagem do veículo também virou meme e é compartilhando milhares de vezes por dia, seja através de vídeos, músicas ou figurinhas nas redes redes sociais e aplicativos como o WhatsApp.

Veja a música A Rural:

E na sua cidade amigo internauta, quem vai andar de rural nas eleições de 15 de novembro!?

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias