São Julião

Prefeito Dr. Jonas alavanca índices e indicadores sociais do município de São Julião – PI

Prefeito Dr. Jonas alavanca índices e indicadores sociais do município de São Julião – PI

O município de São Julião – PI teve todos os seus índices e indicadores sociais alavancados pela gestão O Povo em Primeiro Lugar, que tem à afrente do executivo municipal, o Prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar.

Todos os indicadores sociais como IDEB, IEGM, Selo UNICEF, dentre outros atestam o zelo, cuidado e o comprometimento do gestor no desenvolvimento de ações e na busca por melhorias para o município.

Gestão Dr. Jonas atingiu o maior IDEB da história de São Julião – PI

IDEB

Com o sucesso das ações implantadas pela Gestão do Prefeito Dr. Jonas, São Julião melhorou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2018, a IDEB de São Julião – PI, que vinha com uma nota de 3,8 no IDEB de 2015, subiu e ultrapassou a meta estabelecida para 2017 e conseguiu uma nota de 4,5 na avaliação, a maior nota obtida pelo município desde a criação desse método de avaliação de qualidade do ensino. De lá para o cá, as diversas ações desenvolvidas na educação municipal pela gestão o Povo em Primeiro Lugar tem ajudado o município a melhorar ainda mais os indicadores sociais do município.

Sucesso das ações da Gestão Dr. Jonas melhoraram qualidade da educação
Prefeito de São Julião Dr. Jonas em 2018 – Foto: Arquivo Portal É Notícias 
IDEB atual de São Julião – PI
IDEB atual de São Julião – PI

Gestão Efetiva na Educação e Saúde

No ano de 2019, São Julião – PI foi um dos municípios do Estado Piauí mais bem avaliados pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), se destacando nos quesitos Educação e Saúde. O IEGM avalia a qualidade dos gastos, políticas e atividades municipais, verificando as necessidades sociais.

Gestão Efetiva na Educação e Saúde

Gestão Efetiva nas Finanças e no Setor Fiscal

Em 2019, a Gestão do Prefeito Dr. Jonas foi outorgada pelo Tribunal de Contas do Estado Piauí como efetiva também nas finanças. De acordo com TCE/PI, São Julião – PI em 2019 era um dos poucos municípios do estado do Piauí que se encontrava adimplente com todas as suas obrigações junto ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal, o IEGM, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI. O índice foi criado com o intuito de modernizar e tornar eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais.

Gestão Efetiva nas Finanças e no Setor Fiscal

Gestão Efetiva no Bolsa Família

A Gestão do Prefeito Dr. Jonas foi outorgada ainda pelo TCE/PI como muito efetiva no índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, sendo um dos municípios do Estado do Piauí mais efetivos.

Os números de São Julião – PI superaram os de Teresina, que segundo dados do Ministério da Saúde, foi a capital do Nordeste com a nota mais alta com 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre de 2019, seguida pelas cidades de Fortaleza (68,2%), Aracaju (66,7%), João Pessoa (55,2%), Natal (51,75%), Salvador (51,1%), Recife (45,2%), São Luís (44,6%) e Maceió (41,5%).

Condicionalidades atingidas pela Gestão Dr. Jonas junto ao Bolsa Família:

Secretaria de Assistência Social – 97%
Secretaria de Saúde – 96%
Secretaria de Educação – 90%

O Bolsa Família é um dos programas mais conhecidos do mundo e tem como objetivo principal diminuir a desigualdade social. Foi criado pelo Governo Federal e vem auxiliando até os dias atuais várias famílias carentes que precisam de ajuda financeira com um valor mensal.

Transparência nos gastos com a Covid-19

São Julião é um dos municípios que apresenta corretamente os gastos públicos com a pandemia do novo coronavírus. A constatação é de um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Combate a Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão do Ministério Público. O CACOP classifica por cores os municípios dependendo da situação que se encontra no cumprimento da medida de dar transparência aos recursos.

As cidades que possuem portal e estão em dia com a atualização das informações recebem a cor verde. As cidades que possuem portal, mas não atualizaram os dados, receberam a cor amarela. E os que não têm portal a cor vermelha. No município de São Julião – PI, a gestão O Povo em Primeiro Lugar, que tem à frente do executivo o médico Dr. Jonas Bezerra de Alencar recebeu a cor verde por apresentar informações corretas e atualizadas sobre os gastos públicos no enfrentamento à Covid-19.

Município de São Julião ganha outorga de transparência nos gastos com a Covid-19
Município de São Julião ganha outorga de transparência nos gastos com a Covid-19

Município conquista prêmio internacional ‘Selo Unicef – Município Aprovado’

O município de São Julião – PI recebeu no ano de 2020 o prêmio internacional ‘Selo Unicef – Município Aprovado’, edição 2017-2020. A conquista é resultado dos avanços da Gestão Dr. Jonas registrados nos indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência. O Selo é um reconhecimento internacional atribuído ao município pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

“A conquista do Selo Unicef reflete o avanço da administração municipal na garantia do direito à saúde, educação, proteção e assistência social a crianças e adolescentes. Estamos muito orgulhosos desse reconhecimento – feito por uma organização mundialmente conhecida. Promovemos e executamos muitas ações de forma integrada com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e isso contribuiu para atender os objetivos propostos pelo Selo Unicef. É uma grande alegria concluir os desafios propostos e colher os frutos do trabalho e dedicação de todos os envolvidos. Estou muito feliz em poder compartilhar esta conquista com a população e ver o São Julião se destacando no cenário nacional e estadual”, frisou o Prefeito Dr. Jonas.

Matéria relacionada:

São Julião 60 anos: Prefeito Dr. Jonas comemora premiação do Selo Unicef e conclui frentes de serviços de limpeza, recuperação de praças, avenidas, estádio e órgãos públicos do município

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias