Pio IX

Ações do PSE e PROTEJA mobilizam crianças da rede municipal de ensino de Pio IX

Ações do PSE e PROTEJA mobilizam crianças da rede municipal de ensino de Pio IX

Obedecendo às portarias 3.705 de 03 de outubro 2022 e 1.862 de 10 de agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Pio IX em parceria com a Secretaria de Educação deu início às atividades referentes ao Programa Saúde na Escola (PSE) e a Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA).

O PROTEJA é uma estratégia brasileira intersetorial que tem como objetivo deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para o cuidado e melhoria da saúde e da nutrição das crianças. O Saúde na Escola, por sua vez,  é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação.

Nesta segunda-feira, 13 de março, foi realizada a avaliação antropométrica nos alunos das turmas do Infantil I, II, III, IV e V da Escola Municipal João Gonçalves da Silva, na localidade Baixa do Poço. A equipe de Saúde da Família foi a responsável pela avaliação que teve à frente o educador físico, Jaelson Alencar.

A avaliação antropométrica consiste num conjunto de medidas que podem ser feitas para avaliar aspectos do estado nutricional e do crescimento das crianças. As medidas mais comuns são peso e estatura, que possibilitam o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal).

De acordo com secretário de Saúde, Jonathas Leite, o Jonjon, estas foram as primeiras ações do PSE e PROTEJA desenvolvidas em Pio IX no ano de 2023.

“Esta foi a primeira dentre as várias ações a serem desenvolvidas pela Saúde em 2023 através da parceria com esses programas do Governo Federal. Ao longo do ano vamos desenvolver várias outras, como as voltadas para a saúde bucal com a distribuição de kits odontológicos. Sabemos que a saúde das crianças é responsabilidade dos pais, mas na escola podemos fazer esse trabalho de conscientização e prevenção também”, afirmou o secretário.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias