Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Vale do Guaribas participam de Seminário Regional em Picos
Em um momento de aprendizado, interação e troca de ideias, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) do Território do Vale do Guaribas participaram nesta sexta-feira, 20 de outubro, do I SERACSEVAG – Seminário Regional dos ACS e ACE do Vale do Guaribas em Picos – PI.
Realizado no CTD – Centro Diocesano de Picos – PI, o evento capacitou mais de 200 profissionais de saúde de diversos municípios da região e contou com a participação de representantes do movimento sindical da capital Teresina, Campo Maior, Picos e Paulistana. (Lista completa dos representantes abaixo!)
Dentre os temas abordados no evento, saúde do trabalhador, agentes comunitários no contexto da atenção primária, importância do sindicalismo da classe trabalhadora, direitos e deveres dos agentes, entre outros assuntos pertinentes para a categoria como a aposentadoria especial, incentivo financeiro e insalubridade.
Na parte da manhã, no primeiro momento, a Dra. Maria da Conceição Portela Leal, em sua palestra, fez um enunciado histórico partindo dos primeiros agentes de saúde que surgiram na China, até sua implementação em outros paises, citando o projeto piloto lançado no Brasil em 1986, realizado no Estado do Ceará, chamando a atenção sobre a importância do ACS e sua contribuição na atenção primária.
Logo em seguida, Dra. Lúcia Maria Neiva de Albuquerque Barros discorreu sobre os desafios enfrentados pelos ACS e ACE na execução de seu trabalho, elencado os níveis dos perigos enfrentados pela classe em sua área de atuação.
Já na parte da tarde, a advogada Virgínia Vitório da Silva destacou a importância do movimento sindical em sua palestra intitulada: “A Importância do Sindicalismo nas Conquistas da Classe Trabalhadora”.
Para encerrar o evento, a palestra “Direitos e Deveres dos Agentes”, ministrada pelo advogado do SINDICASE – VAG, Dr. Hamurabi Siqueira Gomes explicitou sobre os direitos e deveres atribuídos aos ACS e ACE regidos por Lei e discorreu sobre a luta do movimento sindical na região na busca por melhorias de trabalho e na implementação destas leis em favor da categoria.
Para a presidente do SINDACSE – VAG, Josenilde Alves da Silva Nunes, a Nilda Nunes, o I SERACSEVAG – Seminário Regional dos ACS e ACE do Vale do Guaribas atingiu seus objetivos.
“Alcançou nossas expectativas, estávamos contando com um público de 200 participantes do Território Vale do Guaribas filiados ao SINDACSE – VAG, e o auditório do CTD ficou repleto, ultrapassou um pouquinho, pois tivemos colegas que não conseguiram se inscrever, mas mesmo assim, vieram graças a Deus tivemos a oportunidade de acolhê-los. Os temas abordados muito pertinentes ao nosso dia a dia, na vida profissional, quando na nossa carreira de trabalho e de luta nos movimentos da categoria, palestrantes com um vasto currículo de conhecimentos e experiências, então é isso, superou todas as nossas expectativas, uma grande experiência, já estamos com ideias e projetos para ampliar essa experiência”, declarou.
Nilda Nunes disse ainda que a palavra que fica após a realização do evento, é de gratidão a todos os participantes.
“Estou muito agradecida a Deus por essa oportunidade, agradecida pôr a maravilhosa diretoria que temos, sem eles não teríamos tido tanto êxito, nossos agentes pôr a confiança e presença, Dr. Hamurabi nosso assessor jurídico que se fez presente conosco, nos auxiliando desde a elaboração do material didático, à assistência em todo o evento, nossos palestrantes, nossos amigos convidados, representantes dos Sindicatos que compõe a Federação, enfim, a palavra é de muito gratidão”, finalizou.
-Presenças
Além dos poucos mais de 200 ACS e ACE do Vale do Guaribas presentes ao evento e dos palestrantes citados acima, o seminário contou ainda com a presença das mediadoras Maria da Conceição Gonçalves, Eva Evangelista, e Patricia Janaina e dos seguintes representantes sindicais: Antônio Jorge (ACS de Teresina), Presidente do SINDAST – Sindicato dos Agentes de Teresina e Vice-presidente da FEDACS/PI – Federação dos ACS e ACE do Estado do Piauí, diretor da CONACS – Confederação Nacional. Maria Célia de Araújo Nascimento (ACS – Campo Maior), Diretora representante do SINACSER – CAMPO MAIOR – Sindicato Regional de Campo Maior, diretora da FEDACS – PI e Ex-diretora da CONACS. Sandro Roberto Siqueira da Silva (ACS de Paulistana), Presidente do SINDRACS/ACE do VALE DO RIO ITAIM, Diretor da FEDACS – PI. Francisco Genaldo Sousa – (ACE de Teresina), Diretor do SINDAST – Teresina, diretor da FEDACS/PI, diretor de Imprensa da CONACS.
Veja imagens do evento: