São Julião

Agricultor de São Julião – PI completa 100 anos neste sábado

Agricultor de São Julião – PI completa 100 anos neste sábado

O agricultor sãojuliãoense José Juvino Filho, completa neste sábado, 16 de maio, seus 100 anos de idade.

Mais conhecido como Zezinho de Januário, o simpático velhinho ainda hoje reside onde nasceu, aos cuidados da família, na localidade Porcos, zona rural de São Julião – PI.

Zezinho Januário agradecendo pelas chuvas e o bom inverno deste ano de 2020

De acordo com seu filho, o sindicalista Marcos Neto de Carvalho, seu pai ainda esbanja energia e goza de completa lucidez.

“Nosso pai é uma benção em nossas vidas. Nós da família tínhamos combinando uma grande festa de seu centenário para mais de 500 convidados, mas devido esta pandemia resolvemos cancelar o evento”, disse.

Moldura de Zezinho Januário com sua esposa Francisca Otávia de Carvalho

Com seu trabalho, honestidade e persistência, esse guerreiro encravado no semiárido piauiense vive expressando o carinho e o afeto para sua numerosa família.

José Juvino Filho têm 14 filhos, 34 netos, 34 bisnetos e 04 tataranetas, além de noras e genros.

Moldura de Zezinho Januário com sua esposa Nega e seus 14 filhos filhos

BIOGRAFIA DE ZEZINHO JANUÁRIO

José Juvino Filho nasceu em 16 de maio de 1920 na localidade Porcos. Zezinho Januário, como é conhecido, é o terceiro filho do casal Juvino Solidão Pereira e Isabel Ana de Carvalho, tendo como irmãos: Zefa, Ana, Raimundo, Anízio, Francisco, Luís, Januário e Maria.

Zezinho Januário aprendeu desde cedo a cultuar sua fé católica e a compreender a importância do trabalho, contribuindo nas criações de gado e nas plantações de seus pais.

Em 1941, Zezinho, no curso dos seus 22 anos, casa-se com Francisca Otávia de Carvalho. Dessa união nasceram: Zefa, Neco, Bela, Chico, Otávio, Valdimiro, Tonho, Preta, Ana (in memoriam), Adão, Eva, Zé Bujão, Maria, Januário e Neto.

Por se tornar chefe da família, Zezinho passa a intensificar seus esforços e ampliar suas terras para trabalhar mais e atender as necessidades da sua família. Zezinho e Nega, como era conhecida, permaneceram juntos por 76 anos até o falecimento de “Nega”, como seu Zezinho carinhosamente a chamava.

Zezinho atuou na agricultura, principalmente com a plantação de feijão, milho, algodão e mandioca. Tinha sua chamada “serra”, onde todos os seus filhos trabalhavam. Também se dedicou à criação de bovinos e caprinos para o consumo da família. No período de 2000 a 2003, Zezinho Januário teve complicações na saúde, sendo desenganado pelos médicos, mas com fé em Deus venceu.

A perda mais marcante foi de sua querida esposa e companheira, que por 76 anos viveram juntos. Zezinho Januário hoje completa 100 anos, com uma história de lutas, de momentos difíceis, mas, acima de tudo, repleto de vitórias, alicerçadas na dignidade, na honra e com muita fé.

Um homem realizado pela vida e pela família numerosa que edificou. Vive expressando o carinho e o afeto pelos 14 filhos, 34 netos, 34 bisnetos e 4 tataranetas, além de noras e genros.

Parabéns, Zezinho, pelos seus 100 anos! Que Deus lhe conceda muita saúde e nos agracie com muitos anos a mais ao seu lado!

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias