Picos

Projeto de troca do piso da Catedral de Picos é suspenso por seis meses

Troca do piso da Catedral foi paralisada mês passado / Foto: José Maria Barros

Em decisão tomada pelos conselhos Pastoral e Econômico, em concordância com o ex-pároco Francisco Pereira Borges (Chiquinho), o projeto de troca do piso da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, foi paralisado pelo período de seis meses.

Projeto já está bem adiantado/Foto: José Maria Barros.

Segundo apurou a reportagem do Informa Picos, o principal motivo para a paralisação do projeto foi a falta de recursos. No entanto, as equipes de campanha continuam em atividade visando à arrecadação do dinheiro suficiente para a conclusão da obra, que agora deverá ser tocada pelo novo pároco, Padre Espedito Antônio de Oliveira, que assume o posto nesta segunda-feira, 2 de março.

Nave central da Catedral já recebeu novo piso/Foto: José Maria Barros.

No momento em que foi paralisado o projeto já estava bem adiantado. O piso da nave central da Catedral já foi totalmente trocado e uma das laterais já está praticamente completo. O serviço deverá ser retomado logo após os festejos da Padroeira, que acontecem no período de 6 a 15 de agosto próximo.

Visão interna da Catedral de Picos/Foto: José Maria Barros.

Troca do Piso

Após duas votações abertas em que a esmagadora maioria dos católicos votou a favor da troca do piso, a retirada dos ladrilhos teve inicio em 24 de abril de 2019 e paralisada dois dias depois por recomendação do Ministério Público Estadual.

Retirada dos trilhos começou no dia 22 de abril de 2019/Foto: José Maria Barros.

Depois de muita polêmica e manifestações dos católicos favoráveis à execução do projeto, o serviço somente foi retomado no dia 5 de julho, após um impasse que durou mais de dois meses. Os operários envolvidos na obra trabalharam à portas fechadas até a conclusão, que aconteceu em 5 de agosto, véspera da festa da Padroeira.

Aconteceu uma nova paralisação e somente no dia 23 de setembro do ano passado, começou a segunda etapa do projeto de reforma da Igreja Catedral de Picos.

Colocação do novo piso começou em setembro/Foto: José Maria Barros.

Sob a responsabilidade do engenheiro picoense Ayrton José da Costa Luz e, orientação do arquiteto e urbanista Tobias Bonk Machado, os operários iniciaram, então, a colocação do granito na área interna da Catedral.

O novo piso substitui os ladrilhos antigos, que foram retirados após realização de dois plebiscitos, quando a maioria dos católicos votou a favor do projeto de renovação.

Piso substitui os ladrilhos antigos/Foto: José Maria Barros.

Por um bom tempo, enquanto a obra de colocação do novo piso estava em andamento, às missas passaram a ser celebradas no Salão Paroquial, localizado ao lado da Igreja Catedral de Picos.

CONFIRA MAIS FOTOS!

Troca do piso é paralisada por seis meses/Foto: José Maria Barros.
Lateral da Catedral ainda não recebeu o novo piso/Foto: José Maria Barros.
Ladrilhos antigos foram retirados após muita polêmica/Foto: José Maria Barros.
Operário trabalha na retirada dos ladrilhos/Foto: José Maria Barros.
Obra só retorna após os festejos da Padreoeira/Foto: José Maria Barros.
Uma das laterais ainda está no piso grosso/Foto: José Maria Barros.
Início da troca do piso/Foto: José Maria Barros.
Enquanto a obra andava missas eram celebradas no Salão Paroquial/Foto: José Maria Barros.
Catedral de Picos ganha novo piso/Foto: José Maria Barros.

Fonte: José Maria Barros/Informa Picos

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias