Picos

Casos de tuberculose aumentam 58% em Picos

Casos de tuberculose aumentam 58% em Picos

Os casos de tuberculose têm aumentado no município de Picos. Em 2022, 19 pessoas já foram diagnosticadas com a doença até a primeira quinzena de outubro, um aumento de 58%.

Comparado à anos anteriores, em 2021 foram confirmados 12 casos e em 2020 apenas sete pessoas foram acometidas pela doença.

Em Picos, o centro de referência para diagnóstico e tratamento da tuberculose é o Posto de Atendimento Médico (PAM). O coordenador do setor, Gilberto Valentim, explica sobre assistência à comunidade.

“O PAM é o centro de referência, mas a porta de entrada é a atenção básica. O paciente faz o diagnóstico e inicia o tratamento no PAM, e é referenciado para as UBS de origem. Vale ressaltar que os casos de tuberculose estão distribuídos basicamente nos bairros mais periféricos da cidade”, disse o coordenador.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges. Segundo a Organização Mundidal de Saúde, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhão de mortes por ano.

Os principais sintomas da doença são tosse há mais de duas semanas, podendo haver sangue, além de dor ao respirar ou tossir, febre baixa, suor frio, sensação de falta de ar e perda de peso sem causa aparente.

Paula Monize/Cidade Verde Picos

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias