Municípios

Alunos da rede estadual de Alagoinha, São Julião e mais 13 municípios do Piauí iniciam cursos de Robótica

Alunos da rede estadual de Alagoinha, São Julião e mais 13 municípios do Piauí iniciam cursos de Robótica

Aconteceu na manhã do último sábado (09/04),  no Ceti Helvídeo Nunes, a aula inaugural de cursos de Robótica com Arduíno e Eletrônica Básica. O evento tem o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades e competências de programação em alunos da rede pública de ensino.

O superintendente de ensino da SEDUC, Carlos Alberto Pereira, participou da aula inaugural que contou com a presença de professores da Secretaria de Estado da Educação.

Também participaram da transmissão do encontro alunos dos municípios de Picos, Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Isaías Coelho, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa, Vila Nova do Piauí, Vera Mendes, São Julião, Alagoinha do Piauí.

“Essa nova iniciativa contempla mais de 276 turmas de 14 municipios com 4500 alunos. Os cursos visam a expansão da Robótica nas escolas estaduais de Teresina. Estamos diante de algo inovador na nossa rede porque o curso propõe que o estudante coloque a mão na massa, com resultados práticos”, comemora o superintendente.

As aulas têm quatro meses de duração, com uma aula por semana, e serão ministradas no laboratório do Centro de Treinamento e Produção de Material Didático Tecnológico do Piauí, instalado na escola Helvídio Nunes. Os kits de Arduino usados nos cursos com os alunos serão fornecidos pelos professores do próprio projeto, sendo um curso totalmente gratuito para os estudantes da rede Estadual. Os alunos serão certificados pela Unidade Técnica do Chão da Escola da Seduc.

Ao final dos cursos, os estudantes apresentarão seus projetos de Robótica e Eletrônica em evento na Seduc, com a certificação em julho.

O aluno desenvolverá como competências conceitos e componentes básicos de Robótica; Protoboard; multímetro digital; circuitos diversos com Arduino; identificação dos componentes eletrônicos que fazem parte da Robótica; descrição da lógica e seu funcionamento; conhecimento de alguns componentes eletrônicos para preparação do projeto de Robótica.

Já na eletrônica básica, aprenderá conceitos e componentes básicos de eletrônica; funcionamento do circuito elétrico, principais componentes eletrônicos, funções e aplicações; noções de eletricidade e funcionamento dos dispositivos; oficina com Arduino.

Fonte: SEDUC PIAUÍ

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias