Chuvas fazem agricultores voltarem a plantar no semiárido piauiense
“Este ano, as chuvas chegaram cedo!”.
A frase acima é a mais repetida pelos agricultores encravados no semiárido piauiense ansiosos para retornarem ao plantio.

Muitos deles já começaram a arar suas terras. Enquanto outros até já plantaram as primeiras sementes. Esta é uma prática comum nesta época do ano.
A terra molhada é propícia para o desenvolvimento das culturas. O manejo do feijão, milho e das chamadas “sementes” – melancia, abóbora e melão – são as mais comuns no semiárido piauiense.

O fato é que as chuvas características do início do inverno na região de Picos chegaram realmente mais cedo do que o normal: novembro e dezembro do ano 21.
E as precipitações acima da média tem se intensificado nestes primeiros dias do ano que se inicia. Realmente, 2022 tem gerando expectativas de um inverno muito bom!

“Meu cunhado na Serra, já tem 10 tarefas de feijão puxando canivete, com essas chuvas de agora, o legume está todo segurado”, disse o agricultor Milton Adilão, morador da zona rural de Pio IX.
Com a expectativa de que o inverno seja bom e prolongado, o agricultor Luís de Lourdes acaba de plantar parte de suas propriedades situadas na divisa de São Julião com Pio IX.

“Eu já plantei um bom pedaço de terra, e agora é esperar que a chuva continue para que o legume cresça”, disse bastante animado o agricultor.
Tanto meteorologistas como os chamados “profetas da chuva” sinalizam para chuvas acima da média neste ano de 2022.
