MunicípiosNotíciasSão Julião

Coordenador de Meio Ambiente de São Julião participa de debate sobre clima, erradicação da pobreza e desenvolvimento humano na ONU

Flávia Dias (Comunicação ONU Meio Ambiente), Paulo Vinicius (Coordenador de Meio Ambiente – Prefeitura São Julião), Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil e Patricia Queiroz (Comunicação ONU Meio Ambiente).

O coordenador de Meio Ambiente, Paulo Vinícius, esteve representando o município de São Julião e a gestão do prefeito Dr. Jonas de um seminário na Organização das Nações Unidas, a ONU, para discutir sobre mudança do clima, erradicação da pobreza e desenvolvimento humano.

A mudança do clima, caso não seja controlada, reverterá os ganhos de desenvolvimento alcançados nas últimas décadas e tornará impossível a obtenção de ganhos adicionais. Esta foi a base de discussão do Seminário “Diálogo Estratégico sobre Mudança do Clima, Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Humano”, na Casa da ONU, em Brasília, que ocorreu na quinta-feira (26), das 14h às 18h.

O seminário é uma iniciativa do Sistema ONU no Brasil, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), ONU Meio Ambiente e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A mudança do clima é afetada pela dinâmica populacional. Compreender essa relação entre população e mudança do clima é crucial para o conjunto de políticas que protejam os direitos das pessoas, preservando o planeta.

O coordenador-residente interino da ONU no Brasil, Didier Trebucq, fez a abertura do evento, juntamente com o secretário de mudança do clima e florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero.

No primeiro painel, foram discutidas as sinergias do regime de mudança do clima com a Agenda 2030. Com o tema “População e Mudança do Clima: avanços e desafios para o desenvolvimento sustentável”, o segundo painel trouxe informações sobre a mudança do clima e desenvolvimento sustentável nas cidades e sobre os povos e comunidades tradicionais no contexto do tema.

No terceiro painel, procurando discutir soluções e debater uma agenda positiva de ações, o tema era “Resposta à ameaça da mudança do clima, no contexto do desenvolvimento sustentável e esforços para erradicar a pobreza”. Os painéis contaram com especialistas do PNUD, CEPAL e UNFPA, assim como do governo, sociedade civil e academia.

O seminário “Diálogos Estratégicos sobre Mudanças Climáticas”, é uma iniciativa do Sistema ONU no Brasil, organizada pela ONU Meio Ambiente juntamente com outras agências, fundos e programas da ONU no país, e que integra o conjunto de ações para divulgação e promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030, em conformidade com o Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2017-2021.

Durante o evento Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, agradeceu o empenho e dedicação que a prefeitura de São Julião na pessoa do Prefeito, Dr. Jonas Bezerra de Alencar, e do coordenador de Meio Ambiente, Paulo Vinícius, na implementação dos projetos de Meio Ambiente e no fortalecimento da integração da dimensão ambiental na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os “Diálogos” criam um espaço fértil de discussão com diferentes autoridades nacionais e principais partes interessadas e vêm para promover a conexão entre as agências, fundos e programas com governos locais, governo federal e sociedade civil e, assim, traduzir compromissos em ações.



ONU Brasil

Comentários

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias