Destaque

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí

O candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera isolado a pesquisa de intenção de voto estimulada no Piauí somando 73,95% nos válidos, ou seja, quando se exclui brancos/nulos e os indecisos. O cenário mostra o amplo favoritismo do petista no Estado, que historicamente tem dado vantagem aos pleiteantes do partido na eleição presidencial.

O atual presidente da República e candidato à reeeleição Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo com 18,65%. O candidato Ciro Gomes (PDT) registra 5,3% das intenções de votos válidos.

Pesquisa Amostragem mostra a intenção de voto para presidente no Piauí (Foto: Reprodução)
Pesquisa Amostragem mostra a intenção de voto para presidente no Piauí (Foto: Reprodução)

Simone Tebet (MDB) tem 0,86%. Roberto Jefferson (PTB) conta com 0,43%. O candidato Pablo Marçal (PROS) tem 0,27%. Felipe D’Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) têm 0,16% cada.

Os candidatos Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Soraya Thronicke (UB) somam, cada, 0,05%.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos na divulgação do resultado oficial das eleições.

Na espontânea, o ex-presidente chega a 61,9%

No recorte espontâneo, ou seja, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos a Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 61,9% das intenções de voto; na sequência, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, soma 16,45%.

Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que soma 2,4%; já a candidata Simone Tebet (MDB) foi citada por 0,25%. O ex-candidato André Janones (Avante) foi mencionado por 0,1%, mesmo índice de Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e do ex-governador Wellington Dias (PT), que não concorre à Presidência e sim, ao Senado.

Geraldo Alckmin e Valdeci foram citados por 0,05% cada. Os entrevistados que não sabem/não opinam chegam a 16,05%; os que indicaram que não votam em nenhum ou em ninguém somam 1,85%. Branco ou nulo registra 0,70%.

Na estimulada, Lula lidera com 68,40%; Bolsonaro tem 17,25%

O pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 68,4% de intenção de voto estimulada na pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, soma 17,25%. Em terceiro lugar está o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) com 4,90%.

Simone Tebet (MDB) soma 0,8%; Roberto Jefferson (PTB) aparece na sequência, com 0,4%. O candidato do PROS, Pablo Marçal soma 0,25%.

Registraram 0,15% cada, os candidatos Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Sofia Manzano (PCB). Por sua vez, os candidatos Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP) e Soraya Thronicke tiveram 0,05% cada.

Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos a presidente somam 3%. Brancos e nulos são 0,7% e indecisos 3,8%.

69,25% votariam em indicado pelo petista

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 2

A pesquisa do Instituto Amostragem mostra ainda o potencial de transferência de voto dos pré-candidatos à Presidência para os pleiteantes ao Governo do Estado na próxima eleição.

Em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao pleito, 69,25% apontaram que votariam em um candidato ao Governo indicado por Lula, enquanto 25,35% não votariam, 2,75% não souberam ou não opinaram. Outros 2,65% apontaram que são indiferentes.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 3

No levantamento, 71,35% apontam que não votariam em um candidato indicado pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto 23,15% apontaram que votariam, enquanto 2,45% não souberam ou não opinaram. Outros 3,05% apontaram que são indiferentes.

SENADO: Wellington tem 69,94% e Joel 16,45%

 Wellington e Joel são os mais bem colocados (Foto: Reprodução)
Wellington e Joel são os mais bem colocados (Foto: Reprodução) 

O candidato a senador Wellington Dias (PT) lidera com folga pesquisa de intenção de voto estimulada no Piauí realizada pelo Instituto Amostragem somando 69,94% nos válidos, ou seja, quando exclui os brancos/nulos e aqueles que não sabem ou não responderam.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 5

Em segundo lugar aparece o candidato Joel Rodrigues (Progressistas) com 16,43%. O candidato Fábio Sérvio (Podemos) vem em seguida com 4,25%.

A professora Albetiza Moreira (PCO) tem 1,39% e Don Lotti (Patriota) soma 0,91% dos válidos.

ESTIMULADA – Quando se consideram os brancos/nulos e os entrevistados que não souberam opinar ou preferiram não responder, o ex-governador Wellington Dias (PT) lidera com 50,0%; o candidato do Progressistas Joel Rodrigues aparece na sequência com 11,8%.

Em terceiro lugar no levantamento está o candidato Fábio Sérvio (Podemos), com 3,05%; seguido por Dr. George (PSOL), com 2,45%. Gervásio Santos (PSTU) tem 1,45%; Ajosé Fontenele (PMN) soma 1,4% na estimulada e Albetiza Moreira (PCO) registrou 1,0%; o candidato do Patriota, Don Lotti registra 0,65%.

Os eleitores entrevistados que não souberam ou não opinaram chegam a marca de 11,3%; os que indicaram nenhum/ninguém somam 14,15% e aqueles que sinalizaram a intenção de votar nulo ou branco somam 2,75%.

Prefeitos e vereadores não têm grande transferência

Em meio a ‘briga’ por adesões no Piauí, o levantamento do Instituto Amostragem também mensurou o potencial de transferência de voto dos prefeitos para governador e presidente da República.

No caso do potencial de transferência para governador, 51,05% apontaram que votariam em um candidato indicado pelo líder do município; 40,1% sinalizaram que não votariam; 5,15% pontuaram que são indiferentes. Outros 3,7% não souberam ou não opinaram sobre o questionamento.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 6

No que se relaciona ao potencial de transferência do prefeito para presidente, 43,65% apontam que votariam em um candidato indicado pelo prefeito; 44,05% sinalizaram que não votariam; 7,65% indicaram que são indiferentes. Outros 4,65% não souberam ou não opinaram sobre o questionamento.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 7

No que se refere a influência dos vereadores sobre voto para governador, 55,35% dos eleitores apontaram que eles não têm nenhuma influência; 23,45% sinalizaram que os parlamentares possuem pouca influência; 11,95% indicaram que têm muita influência e 5,85% sinalizaram que é indiferente. Outros 3,4% não souberam ou não opinaram.

Em relação a influência dos vereadores sobre voto para presidente, 55,3% dos eleitores apontaram que eles não têm nenhuma influência; 23,95% sinalizaram que os parlamentares possuem pouca influência; 11,95% indicaram que têm muita influência e 6% sinalizaram que é indiferente. Outros 3,8% não souberam ou não opinaram.

Amostragem divulga pesquisa de intenção de voto para Presidente no Piauí - Imagem 9

FICHA TÉCNICA

A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada com 2.000 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais residentes e com domicílio eleitoral nos 90 municípios pesquisados no Piauí. O levantamento foi realizado de 10 a 14 de agosto. A amostra tem nível de confiança de 95% e permite margem de erro de até 2,19%.

O registro para o cargo de presidente é BR-08298/2022 e para os cargos de governador e senador é PI-09299/2022.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias