DestaquePolítica

André Mendonça aceita convite e vai ser o novo ministro da Justiça

André Mendonça é o novo Ministro da Justiça Valter Campanato/Agência Brasil

O advogado-geral da União, André Mendonça, aceitou, nesta segunda-feira (27), o convite do presidente Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no lugar de Sérgio Moro.

A nomeação para o cargo já foi publicada em edição do Diário Oficial desta terça-feira (28).

O ex-titular da pasta pediu demissão na última sexta-feira (24) após exoneração do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Maurício Valeixo. Outro nome cotado para substituir Moro era o do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira.

Com o aceite para o cargo, o comando da AGU deve ficar com o atual procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior. O convite foi feito  nesta segunda-feira (27) em reunião de ambos com o presidente.

Assim como Moro, André Mendonça foi anunciado para integrar a equipe do governo ainda durante o período de transição. No período em que ficou à frente da pasta, o ex-juiz da Lava Jato ganhou o título de “superministro”, já que assumiu a Justiça e Segurança Pública juntas. Durante o governo de Michel Temer, as pastas eram separadas, mas foram unificadas na reestruturação ministerial proposta por Bolsonaro.

Com a definição do novo ministro da Justiça, Bolsonaro deve confirmar a escolha do novo diretor geral da Polícia Federal. O delegado de carreira e atual diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem, é apontado como o nome preferido para o posto.

Fonte: R7

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias