A palavra “ansiedade”, que define um mal que atinge cada vez mais pessoas, foi eleita a palavra do ano de 2024 no Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Ideia, em parceria com a Cause e o aplicativo PiniOn. Entre os entrevistados, 22% escolheram “ansiedade”, seguida por “resiliência”, com 21% dos votos e “inteligência artificial” com 20% (veja lista abaixo).
A escolha da palavra como a que melhor representa o ano não foi à toa. O Brasil é considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o com maior prevalência de ansiedade no mundo. De acordo com último levantamento, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem da doença – entenda mais abaixo.

Como a palavra “ansiedade” foi escolhida?
A palavra foi escolhida por meio de um processo que conta com duas etapas:
- Um grupo de especialistas das áreas de comunicação e ciências sociais definiu cinco palavras que capturam dinâmicas e preocupações relacionadas ao ano de 2024.
- As palavras escolhidas pelo grupo foram submetidas a uma pesquisa quantitativa com amostra representativa da população brasileira a partir de dados do censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país.
Palavras que mais representam 2024, de acordo com a pesquisa:
- Ansiedade – 22%
- Resiliência – 21%
- Inteligência Artificial – 20%
- Incerteza – 20%
- Extremismo – 15%
Pesquisas dos anos anteriores
A pesquisa, que é realizada desde 2017, tem o objetivo de capturar o espírito da época de acordo com os temas mais relevantes na sociedade. Veja palavras escolhidas nos anos anteriores:
- 2023 – Mudanças climáticas
- 2022 – Renovação política
- 2021 – Esperança sanitária
- 2020 – Pandemia
- 2019 – Desafios econômicos
- 2018 – Eleições presidenciais
- 2017 – Operação Lava-Jato
Sintomas de ansiedade
De acordo com a AMB (Associação Médica Brasileira), o Transtorno de Ansiedade Generalizada tem como principal sintoma a preocupação em excesso na maior parte do tempo.
Veja outros sintomas que podem estar relacionados com a doença:
- Inquietude
- Cansaço
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Tensão muscular
- Insônia
- Sudorese
Fonte: acidadeon