Municípios

Infectologista avalia que flexibilizar isolamento social no Piauí seria desastroso

Infectologista avalia que flexibilizar isolamento social no Piauí seria desastroso

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa avalia como um “desastre completo” a flexibilização do funcionamento de serviços não essenciais. Com o pico de casos do novo coronavírus previsto para a segunda quinzena de maio no Piauí, o decreto estadual que suspende atividades comerciais, educacionais, religiosas, eventos esportivos e culturais vence nesta quinta-feira (30) e o especialista defende que seja prorrogado.

“Seria um desastre completo. Estamos em plena ascensão do número de casos, ascensão rápida, quase acelerada, quase exponencial de crescimento, pressionado por dois estados (CE-MA) em que a situação é caótica. Então seria absolutamente desastroso. As pessoas têm que aumentar o grau de isolamento social agora. Temos que chegar a 70% a 80% agora. Tem que ser com a compreensão de todos […] na minha opinião, nem sonhar em flexibilização neste momento. Seria conduzir o avião o desastre completo”, opina o infectologista.

Carlos Henrique Nery Costa diz que os casos no Piauí não são maiores comparados a estados vizinhos devido às medidas de isolamento social.

“Felizmente, o Piauí tem dois gestores que estão seguindo as recomendações da OMS, da ciência e da academia e que não têm capitulado as pressões existentes para que voltem à normalidade dos serviço coletivos. Não está na hora. Fazer isso agora é apontar para o desastre. Precipitação, aumento rápido do número de casos e colapso do sistema”, disse o médico.

O infectologista alerta ainda para a rápida disseminação do vírus com mais pessoas circulando pela cidade.

“As pessoas, mais que nunca, têm que seguir a recomendação do isolamento social. Os casos estão subindo rapidamente e quanto mais casos têm, maior a chance de transmissão. As pessoas têm que saber disso. Quanto mais pessoas estão nas ruas, maior a probabilidade de tocarem em uma superfície e adquirir uma infecção. Fiquem em casa. Meu apoio aos gestores do Piauí que estão seguindo rigorosamente o que diz a ciência. Pelo amor de Deus, vamos manter o que temos mantido até agora. Por isso que o Piauí está em uma situação privilegiada”, pede Carlos Henrique Nery Costa.

O decreto estadual que suspende o funcionamento de atividades não essenciais encerra nesta quinta-feira (30) e ainda não há informação se será prorrogado.

Fonte: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias