DestaqueEducação

Aos 72 anos, costureira faz Enem pela terceira vez buscando iniciar um curso superior

Foto: Izabella Leal/g1

A trajetória de Aldenora da Conceição Neves é uma prova de que nunca é tarde para buscar seus objetivos e sonhos. Aos 72 anos, a costureira vai enfrentar os desafios para retomar seus estudos e tentar a sorte no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela terceira vez.

Aldenora decidiu voltar à sala de aula em 2005, para concluir o Ensino Médio. Anos depois, sonha agora com a aprovação para um curso superior. Ela ainda não decidiu que curso quer fazer, e disse que vai esperar o resultado da prova para escolher.

Em seu terceiro ano tentando o Enem, Aldenora disse que não está muito preparada, mas mantém a esperança de obter uma boa nota e voltar pra sala de aula. Ela tem todo o apoio de sua família, que a incentiva a voltar aos estudos.

“A gente tem que estar sempre atento às coisas do dia a dia e pedir sempre a Deus, porque ele é o guia da gente. Sem ele, a gente não é nada,” enfatiza Aldenora.

Seu conselho para quem deseja perseguir seus sonhos é simples: nunca é tarde para aprender.

Quase 100 mil inscritos no Piauí

Candidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021 — Foto: Lucas Marreiros/ g1 PI
Candidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021 — Foto: Lucas Marreiros/ g1 PI

Quase 100 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem fazer prova no Piauí neste domingo (5), dia da prova de linguagens e ciências humanas, além da redação. Os portões dos locais de prova abrem às 12h, fecham às 13h, e a prova tem início às 13h30, com duração até 19h.

No total, foram 99.644 inscritos no Piauí, 12% a mais de candidatos do que no ano de 2022. O exame será realizado neste e no próximo domingo (12), quando a prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) será aplicada.

Ao todo, há 288 locais de prova e 3.259 salas de aplicação, em 33 municípios do estado. No Piauí, as mulheres são maioria dos candidatos — equivalem a 60,9% (60.759) das inscrições, enquanto homens representam 39,1% (38.885).

Fonte: g1 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias