DestaqueGeral

Poeira do Deserto do Saara chega até a Amazônia

Você sabia que a poeira do Deserto do Saara atravessa até 2.000 km e chega até a Floresta Amazônica? De acordo com um estudo da NASA divulgado em 2019, mas que ganhou repercussão nas últimas semanas, os pequenos grãos de areia são levados pelo vento e, literalmente, fazem uma verdadeira volta ao mundo.

O estudo é da Goddard Space Fight Center, que identificou a movimentação mineral pelo ar. De acordo com satélites, 27 milhões de toneladas de areia, que levam consigo cerca de 22 mil toneladas de fósforo, que contribui significativamente pela nutrição das imponentes árvores que estão no Norte do Brasil.

Imagem da terra. Crédito: NASA.
Imagem da terra. Crédito: NASA.

A ponte área “Saara-Amazônia” feita pelo ar foi descoberta após uma década de estudo de profissionais brasileiros, americanos e alemães. Para isso foi utilizado um equipamento de ponta, que conta com verdadeiras “super câmeras” acopladas a satélites.

De acordo com os registro da Nasa, anualmente, 182 milhões de toneladas de poeira, ou 690 mil caminhões de areia, saem do Saara para as Américas do Sul e Central. Desse total, cerca de cerca de 105 mil caminhões caem na Bacia Amazônica com o fósforo necessário para deixar o solo rico em nutrientes.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias