Pio IX

Apresentações culturais e shows em praça pública encerram o XXI Encontro de Folguedos de Pio IX; veja fotos e assista tudo!

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Encerrou-se nesta quinta-feira, 15 de junho, as atividades culturais do XXI Encontro de Folguedos de Pio IX, o evento é uma realização da Prefeitura Municipal, que tem à frente o Prefeito Silas Noronha e o Vice Etinho Bezerra, através do Departamento de Arte e Cultura e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Este ano, o Encontro de Folguedos, homenageia o vaqueiro nordestino e o seguinte tema ilustra festa: Vaqueiro Nordestino: do mungir da boiada aos rincões do sertão”.

As atividades da tarde desta quinta (15) contaram com shows locais no Palco Renato do Canadá, com os artistas Daizinho do Acordeon, Raí da Pisadinha, Tonho do Acordeon, Rosa de Jericó, as Carulina’s. O momento contou ainda com depoimentos da coordenadora do Departamento de Arte e Cultura, Professora Lucilene Amorim, e do vaqueiro Vicente Roseno.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Na parte da noite, no palco principal, no Terreiro da Fazenda, continuaram as homenagens ao vaqueiro através das apresentações culturais. Através do Curso de Extensão do IFPI, o professor Ricardo Reis apresentou algumas canções junto ao Coral do IFPI – Vozes do Sol Nascente. Logo em seguida, a Escola Anita Teles apresentou a peça Vida de Vaqueiro.

A Unidade Escolar João Gonçalves, da comunidade Baixa do Poço, levou ao público presente a animação da quadrilha junina Chiquezas do Sertão. Na sequência, o Programa Saúde em Movimento apresentou através da dança, a peça Vaqueiro Velho e um bom forró.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

Dando continuidade, a Escola Balduíno reverenciou o vaqueiro nordestino com a encenação da música Mamulengo Mole de composição da cordelista Mariane Bígio. Em seguida, a Escola José Antão de Alencar Neto, da comunidade Cova Donga trouxe ao Terreiro da Fazenda, a peça Galope e Boaideiro.

Os alunos do IFPI Campus Avançado Pio IX apresentaram de forma bastante animada a Quadrilha Junina Arrasta-pé. O CETINSP, escola anexa a Cova Donga levou o ritmo do xaxado, derivado do baião e encenou também a canção de protesto Carcará.

XXI Encontro de Folguedos de Pio IX

E para encerrar com chave de ouro as apresentações culturais da noite, a Escola Francisco Luís Viana, da comunidade Pau Ferro, levou ao público presente e aos internautas que acompanhavam de casa pelas redes sociais, a Junina Luar do Meio Dia, com o tema: “Vaquejada no céu e na terra nessa de São João não será esquecida”. Com uma explosão de cores, ritmos, coreografias e alegria contagiante, a junina encantou a todos com sua apresentação.

Ao final do evento, a professora Mercês Nascimento, filha do saudoso Renato do Canadá, vaqueiro homenageado durante todo o XXI Encontro de Folguedos de Pio IX fez uma declaração emocionante.“Em nome da família de Renato, agradecemos imensamente a Secretaria Municipal Educação e ao Departamento de Arte e Cultura, juntamente com a gestão municipal e a toda equipe da Unidade Francisco Luiz Viana, por essa belíssima homenagem no principal evento cultural da nossa cidade. Não há palavras suficientes que possa descrever a gratidão da nossa família,” destacou a professora.

ASSISTA TUDO:

Veja as imagens: 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias