MunicípiosPiauí

Arquiteta encontra cobra dentro de tênis no Piauí; casa já foi visitada por macaco, tatu e até tucano

A arquiteta Tássia Carvalho levou um susto ao encontrar uma jiboia escondida em um tênis na casa onde mora, na manhã de quinta-feira (13), na Zona Leste de Teresina. O animal, um filhote, foi retirado do local com ajuda de um equipamento para capturar cobras, e levado de volta à natureza.

“Essa já foi a terceira cobra que encontramos desde que chegamos ao condomínio, há seis anos. Elas sempre aparecem nesses períodos chuvosos. Já temos o costume de olhar dentro dos sapatos antes de calçar”, contou Tássia.

A cobra estava na garagem da casa, um espaço bem próximo da área arborizada do condomínio, que fica na BR-343, na saída Leste da capital. Depois de encontrar a cobra, Tássia pediu ajuda ao marido, o engenheiro Kássio Rodrigues.

Além de cobras, a arquiteta contou que já encontrou outros bichos em casa, como tucanos e tatus — Foto: Arquivo pessoal/ Tássia Carvalho

As visitas de cobras fizeram o casal comprar uma vara com uma garra, especial para pegar cobras com segurança. O animal foi capturado e levado para uma área de reserva ambiental de mata nativa que existe dentro do condomínio, onde foi libertada.

“Eu fico desesperada quando acontece, mas meu marido até gosta! Ele aproveita essas oportunidades para ensinar ao nosso filho, Caetano, de 1 ano e 9 meses, e mostra a ele a ter cuidado e se manter afastado do bicho, mas sem medo, mantendo a calma”, disse.

Tássia contou ainda que os demais espaços da casa, como os quartos e salas, têm janelas protegidas por telas e as portas estão sempre fechadas, para evitar a entrada de animais. Mas durante as chuvas os bichos aparecem no quintal e na garagem.

“Em outros anos, já recebemos visita de outros bichos, como porcos espinhos, macacos, tatus, e até um tucano, que entrou no banheiro!”, disse.

Arquiteta encontra cobra dentro de tênis em garagem de condomínio na Zona Leste de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal/ Tássia Carvalho

Animais no período chuvoso

Com as chuvas, o aparecimento dos animais silvestres em ambiente doméstico aumenta, chegando a duplicar. De acordo com o Major Fredson, da Polícia Ambiental, em período de chuva é comum aumentarem os casos serpentes em ambientes domésticos na capital, assim como de outros animais silvestres, a exemplo de cágados e jacarés.

Na noite dessa quarta-feira (12), um jacaré foi resgatado na rua Território Fernando de Noronha, bairro Aeroporto, Zona Norte de Teresina. O animal foi encontrado por uma moradora da região durante forte chuva na capital.

A Polícia Militar Ambiental foi acionada e, minutos depois, capturou o jacaré. Segundo o sargento Francinaldo Sousa, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), o animal estava bem e foi levado ao seu hábitat natural.

O capitão Rodrigues, do Batalhão da Polícia Ambiental, informou que os animais acabam se aproximando ou invadindo residências porque, com as chuvas, as temperaturas nas regiões de mata reduzem e os animais procuram locais para se aquecer.

Outro fator que faz os animais se refugiarem no ambiente doméstico é o desmatamento da região onde eles vivem.

Arquiteta encontra cobra dentro de tênis em garagem de condomínio na Zona Leste de Teresina — Foto: Arquivo Pessoal/ Tássia Carvalho

Orientações

O capitão faz um alerta à população que encontrar alguma espécie no ambiente doméstico, e informou também que, apesar de ser uma ocorrência específica da Polícia Ambiental, a pessoa que encontrar um animal silvestre em sua casa precisa ligar para o 190, para que a ocorrência seja efetivada:

“Não se aproximar do animal, e ligar para o 190 e também para os números: (86) 99514-3417 ou (86) 99505-5360, manter o contato visual com o animal à distância”, informou ele.

Fonte: g1 Piauí

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo