Assentados de Pio IX serão diplomados em Pedagogia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Teresina

0
439
Assentados de Pio IX serão diplomados em Pedagogia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Teresina

Moradores dos assentamentos Paulo Freire e Nova Esperança, zona rural de Pio IX, se formam em fevereiro deste ano pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Os formandos são do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, uma parceria da universidade estadual e Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Os estudantes Pio-nonenses são:
Francisca Joilane
Vanuza Thomaz
Ozete
Maria Aparecida
José Elias

Todos cursaram pedagogia em Teresina na modalidade Educação do Campo. As aulas eram distribuídas de segunda a sexta durante 45 dias

Além dos alunos de Pio IX, o Pronera beneficia  assentados e filhos de assentados de 18 municípios  de todo o estado do  Piauí.

Umas das formandas, Francisca Joilane, tem uma história de superação particular, em 29 de agosto de 2018, ela e o pai sofreram um acidente de moto. Na época, seu pai, o “Sr. Zezão” de 65 anos, morreu ainda no local. Joilane desde então vem se dedicando aos estudos e em breve se tornará pedagoga.

Pronera

Por meio do Pronera, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

Fonte: Lucas Andrade / Rede Portal da Cidade

Comentários Facebook

SEM COMENTÁRIO