MunicípiosPio IX

Assentados de Pio IX serão diplomados em Pedagogia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Teresina

Assentados de Pio IX serão diplomados em Pedagogia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária em Teresina

Moradores dos assentamentos Paulo Freire e Nova Esperança, zona rural de Pio IX, se formam em fevereiro deste ano pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Os formandos são do PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, uma parceria da universidade estadual e Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Os estudantes Pio-nonenses são:
Francisca Joilane
Vanuza Thomaz
Ozete
Maria Aparecida
José Elias

Todos cursaram pedagogia em Teresina na modalidade Educação do Campo. As aulas eram distribuídas de segunda a sexta durante 45 dias

Além dos alunos de Pio IX, o Pronera beneficia  assentados e filhos de assentados de 18 municípios  de todo o estado do  Piauí.

Umas das formandas, Francisca Joilane, tem uma história de superação particular, em 29 de agosto de 2018, ela e o pai sofreram um acidente de moto. Na época, seu pai, o “Sr. Zezão” de 65 anos, morreu ainda no local. Joilane desde então vem se dedicando aos estudos e em breve se tornará pedagoga.

Pronera

Por meio do Pronera, jovens e adultos de assentamentos têm acesso a cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio, cursos superiores e de pós-graduação (especialização e mestrado).

Fonte: Lucas Andrade / Rede Portal da Cidade
Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias