Destaque

INSS passa a autorizar APOSENTADORIA para quem tem 55 anos; veja como funciona

A aposentadoria representa um marco na vida de um trabalhador, sendo o momento em que ele deixa de trabalhar para desfrutar de um merecido descanso após anos de contribuição. Assim, a aposentadoria simboliza uma transição para uma nova fase da vida.

Mas, para garantir a aposentadoria do INSS no Brasil é necessário cumprir alguns critérios, como, por exemplo, ter tempo de contribuição ao Instituto. Porém, o INSS tomou uma decisão que muda esses critérios, tornando possível a aposentadoria especial a partir dos 55 anos.

FOTO: REPRODUÇÃO

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial pode ser aplicada a idade mínima de 55, 58 e 60 anos para trabalhadores que entraram no mercado de trabalho após a reforma de 2019 e tiveram um tempo de contribuição de 15, 20 ou 25 anos.

Já para quem já estava no mercado de trabalho antes da reforma, existe uma regra de transição de pontuação mínima, assim, é preciso ter 66, 76 e 86 pontos para conseguir essa aposentadoria. Dependendo do grau de exposição da atividade, da soma da idade e do tempo de contribuição ao INSS.

Para garantir a aposentadoria especial, o trabalhador deve exercer alguma atividade que tenha risco à saúde, como, por exemplo, atividades expostas ao sistema elétrico de alta voltagem ou exploração mineral em locais subterrâneos.

Como solicitar aposentadoria?

Você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.

Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.

Fonte FDR

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias