São Julião

Audiência Pública debate sobre ataques de cães a caprinos e ovinos em São Julião – PI

Audiência Pública debate ataques de cães a caprinos e ovinos em São Julião – PI

Foi realizada na manhã deste sábado, 07 de março, em São Julião – PI, uma Audiência Pública para discutir sobre os constantes ataques de cães a caprinos e ovinos no município.

A referida audiência aconteceu na sede da Câmara dos Vereadores de São Julião – PI e reuniu criadores, representantes dos poderes executivo e legislativo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Polícia Militar e membros da Associação de Proteção Animal de São Julião-PI bem como um grande números de criadores de todo o município de São Julião – PI.

Criador Zilberto Terto

Durante o debate mediado pelo vereador e criador de caprinos e ovinos, Professor Neto, pode-se ouvir depoimentos de vários criadores sobre os constantes ataques caninos aos seus criatórios.

“Eu crio animais há 10 anos e de lá para cá já fui vítima de vários ataques de cachorros”, lamentou o criador Zilberto.

Criador Frnacisco Cirilo

“Só no ano passado, foram umas quarenta cabeças. E o pior é que os cachorros matam e fica por isso mesmo, nunca sabemos quem são os donos. A gente fica só no prejuízo”, disse o comerciante e criador Francisco Cirilo.

“A nossa ideia é que os donos de cães que matam animais sejam responsabilizados e paguem pelos prejuízos dos animais que forem mortos”, disse o criador Francisco do Mundeira.

Criador Francisco Mundeira

“Na minha propriedade já teve noites da gente dormir vigiando nossos criatórios para que eles não fossem roubados por ladrões e nem atacados por cachorros”, disse outro criador.

“Já aconteceu da gente ver o cachorro mordendo os animais e tudo, e quando fomos procurar o dono do cão, ele negar e dizer que não era. Daí fica a palavra nossa contra a dele, é uma situação complicada”, disse o criador Jeremias.

Criador Jeremias

Durante o evento, foram debatidos ainda, sobre ataques de cachorros a humanos e outros problemas enfrentados pelos criadores como a invasão de suas propriedades por caçadores e o roubo de criações, a chamada “carne de jacá” que também é uma constante no município.

Presente ao evento, o comandante do Grupamento de Polícia Militar de São Julião – PI, Sargento Xavier, fez uso da palavra e respondeu a questionamentos da plateia presente.

Sargento Xavier

“Quando acontecer alguma coisa na propriedade de vocês, entrem em contato com o GPM de São Julião – PI, o telefone é: (89) 98133-2835. Podem ligar que a gente vai lá e faz um TCO, e não precisam se preocupar, pois mantemos o sigilo de vocês”, disse o comandante Xavier.

A Associação de Proteção Animal de São Julião – PI através de seus representantes, Izamar, Tatiana e Gonçaliana pediram mais conscientização da população de São Julião – PI para que cuidem mais de seus animais e não os abandonem nas ruas e foram enfáticos ao dizer que “matar nunca é a solução”.

Para o presidente João Neto Leal, todas as discussões foram válidas e serve para buscar melhorias em conjunto.

Vereadores João Neto Leal e Chico Neto

O vereador Chico Neto também elogiou a iniciativa da Audiência Pública e disse que tudo que foi debatido será colocado em um relatório para serem discutidos nas próximas sessões da Câmara Municipal.

Para o vereador Professor Neto, a Audiência Pública foi muito proveitosa e serve como ponte para futuros debates e a busca de soluções coletivas que beneficiem os criadores do município de São Julião – PI.

Vereador Chico Neto

“Sabemos que este é um tema complexo e que precisamos discutir em conjunto com o objetivo de pelo menos amenizar esta situação tão grave e que ocorre constantemente no município. Sabemos que precisamos obedecer a lei, e para isso precisamos saber as formas corretas de agir, Por isso que propomos este debate e creio que foi de bastante serventia para todos”, disse o vereador á redação do Portal É Notícias.

Vereador Professor Neto

Presenças

Estiveram prestigiando a Audiência Pública, o vice-pefeito Sodson Rocha, os vereadores João Neto Leal, Professor Neto e Chico Neto, o comandante do GPM de São Julião, Sargento Xavier, o presidente do STR, De Assis do Bernardo, o vice-presidente do STR, Marcos de Zezinho, o ex-vereador Leureny Sobrinho, representantes da Associação de Proteção Animal de São Julião – PI (APASJU) Izamar, Tatiane e Gonçaliana e uma grande número de criadores da sede e zona rural de São Julião – PI.

Veja as imagens:

 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias