Pio IX

Audiência Pública discute Metas Fiscais do 1º semestre em Pio IX

A Prefeitura de Pio IX em cumprimento ao disposto no § 4º, do art. 9º, da Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) realizou nesta quinta-feira, 09 de setembro, Audiência Pública para avaliação de Metas Fiscais do 1º semestre do exercício de 2021.

A Audiência Pública foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação obedecendo aos protocolos das autoridades sanitárias com transmissão ao vivo pela Plataforma YouTube e contou com a presença de representantes do executivo, vereadores, secretários municipais e demais membros da sociedade civil organizada.

O Prefeito Silas Noronha abriu oficialmente o evento dando as boas-vindas a todos e no uso de fala disse que um dos objetivos de sua gestão, é trabalhar com transparência.

Prefeito de Pio IX, Silas Noronha

“Eu quero aqui dizer para vocês que a gente faz a coisa com transparência, hoje eu tinha compromisso em Teresina, mas não poderia perder esse evento. Declaro aberta a audiência e que seja tudo discutido com transparência”, declarou o chefe do executivo municipal.

O procurador do município Dr. Juarez Alencar, no uso de fala ressaltou a importância do debate promovido pela audiência.

procurador do município Dr. Juarez Alencar

“O que faz uma boa gestão, além da responsabilidade fiscal, é a valorização e o respeito pelos seus servidores”, pontuou.

Logo em seguida, o contador e advogado Dr. Igo Barros apresentou ao público presente um relatório resumido de execução orçamentária dos últimos seis meses da Prefeitura de Pio IX.

O documento é um conjunto de demonstrativos que proporciona de forma resumida, amplas informações sobre as receitas, gastos e aplicações dos recursos ao Executivo, Legislativo e à sociedade sobre a execução orçamentária e sua previsão, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Contador e advogado, Dr. Igo Barros

Na sequência, cada representante das Secretarias Municipais expuseram as ações realizadas e ofertadas a população piononense durante os últimos seis meses.

A Secretaria de Educação, através da secretária Clebiana Telles; Secretaria de Saúde, através do secretário Francisco Erdiumar, o Babá; Secretaria de Ação Social, através da secretária Fernanda Gonçalves Noronha; Secretaria de Meio Ambiente, através do secretário Napoleão Rosado.

Audiência Pública discute Metas Fiscais do 1º semestre em Pio IX

Após as explanações de cada secretário, a palavra foi facultada aos representantes da Câmara Municipal de Vereadores Pio IX, estes por sua vez, discorreram sobre a importância da audiência pública e fizeram também questionamentos aos referidos secretários, iniciando um debate objetivando uma maior transparência com os gastos públicos.

A Presidente da Câmara Municipal, Domitila Lopes abriu as discussões promovida pelo legislativo, a parlamentar elogiou os organizadores da audiência e indagou sobre alguns serviços das pastas da saúde.

Parlamentares presentes à audencia pública

Também houveram indagações e reinvindicações dos parlamentares Zé Miguel, Jonathas Leite, Hipérides Alencar, Guto Costa, Geraldo Abrahão e Eliane Bezerra.

Para cada reinvindicação, foi concedida o uso da palavra aos secretários municipais e representantes do poder executivo para seus esclarecimentos, numa busca coletiva de melhorias para o município de Pio IX de forma clara e transparente.

ASSISTA A AUDIÊNCIA COMPLETA

Vejas as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias