Pio IX

Prefeitura de Pio IX realiza Seminário do PPAIC e apresenta bons resultados do programa

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semec, e da Equipe Municipal, realizou, nessa sexta-feira (25), o Seminário Municipal de Boas Práticas PPAIC. Com o tema: “Avaliar para ensinar”, o evento faz parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Organizado pela coordenadora Luana Santos e pela formadora Sandra Ana em parceria com a Semec Pio IX, o evento contou com palestras, exposições e apresentações de boas práticas, feitas por professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização (1º e 2º ano) e dos Gestores Escolares.

Clebiana Telles

A secretária municipal de educação, Clebiana Telles, destacou a importância do evento.

“Este evento é uma oportunidade para fortalecer nossa comunidade educacional e enriquecer nossas práticas pedagógicas, onde podemos compartilhar ideias, experiências e estratégias que enriquecerão nosso compromisso com a educação de qualidade”, destacou.

Durante o evento ainda, a coordenadora municipal, Luana Santos, apresentou os impactos positivos do PPAIC no município de Pio IX, destacando que os resultados já podem ser visualizados, graças ao apoio que recebe da Secretaria de Educação e do empenho e dedicação dos dos profisisonais de educação envolvidos por levarem até o “chão da escola”, a metodologia do programa.

Prefeitura Pio IX realiza Seminário do PPAIC e apresenta bons resultados do programa

Sobre o PPAIC

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático. E com esses conhecimentos, consequentemente, poder avançar nos estudos de forma autônoma.

Sobre o Seminário de Boas Práticas

O seminário de Boas Práticas, tem como finalidade mostrar para a comunidade aquilo que tem sido referência e que tem contribuído para avançar na educação infantil e etapa de alfabetização da rede rede municipal de ensino. Práticas exitosas desenvolvidas pelas equipes gestoras e professores da rede municipal de ensino, nas etapas de Educação infantil (pré escola) e Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), com intuito de garantir a alfabetização na idade certa. As práticas selecionadas, nessa etapa que é a municipal, irão participar da etapa regional, que vai ocorrer na 16ª GRE em Fronteiras e por último, se for classificada participará da etapa estadual, que vai ocorrer em Teresina no mês de dezembro.

As práticas foram avaliadas pela mesa julgadora formada pelo Supervisor de Ensino e coordenador das Avaliações Externas Paulo Lúcio. A coordenadora municipal da Educação Infantil: Dulceilde Antão e pela coordenadora de Língua Portuguesa: Nayra Bezerra. Os critérios de avaliação para a escolha de boa prática foram, engajamento, inovação, protagonismo do aluno, replicabilidade social e tema pertinente.

Prefeitura Pio IX realiza Seminário do PPAIC e apresenta bons resultados do programa

As atividades continuam durante este  sábado, 26 de agosto, conforme a programação abaixo!

Programação

Veja as fotos desta sexta-feira – 25 de agosto:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias