Destaque

Mulheres no poder: conheça as 10 gestoras indicadas por Rafael Fonteles

Mulheres no poder: conheça as 10 gestoras indicadas por Rafael Fonteles

Uma das promessas do governador eleito, Rafael Fonteles (PT), durante a campanha era aumentar a participação feminina na sua gestão, fortalecendo o papel das mulheres no governo.

Tal fato vem acontecendo com as atuais indicações do governador eleito, 10 mulheres já foram convocadas para ocupar cargos no primeiro e segundo escalão do governo a partir de 2023.  O 180graus listou as indicadas e os seus currículos abaixo:

1. Luana Barradas (Direção-geral do Detran) – é engenheira e, atualmente, é superintendente executiva da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Norte) de Teresina.

2. Josiene Marques Campelo (Fundespi) – Josiene Marques é formada em Ciências Contábeis, Especialista em Administração pública, gestão e controle, vice-presidente partido Solidariedade e Diretora-Presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP).

3. Maria Vilani da Silva (Secretaria das Cidades) – engenheira civil e funcionária do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER). Ex-secretária municipal de Desenvolvimento Rural de Teresina.

4. Janaínna Marques (Sec. de Desenvolvimento Econômico) – Janaínna Marques é licenciada em História pela Universidade Estadual do Piauí -UESPI. Ingressou na política aos 21 anos, sendo eleita Prefeita do recém-criado município de Joca Marques-PI. É também deputada estadual reeleita pelo Partido dos Trabalhadores. Ela mesma assume o cargo de secretária na própria cota política e, com isso, vai se licenciar do mandato na Assembleia Legislativa do Piauí.

5. Ariane Benigno (Diretoria da Agespisa) – Ariane Benigno já trabalhou como gerente de Informática e diretora financeira da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), diretora administrativa financeira da Secretaria de Estado das Cidades e secretária da Administração e Finanças da Prefeitura de União

6. Rejane Tavares (Secretaria de Agricultura Familiar – SAF) – Rejane Tavares é jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco e possui especialização em Administração Rural e Comunicação Rural e também em Planejamento Estratégico e Participativo. Atualmente é secretária estadual de Planejamento e assume em janeiro a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

7. Alzenir Porto (Junta Comercial do Piauí – Jucepi) – Como gestora pública, atuou como superintendente de trânsito da cidade de Teresina na gestão do ex-prefeito Elmano Férrer (2010/2012), da qual é segunda suplente no Senado Federal (2015-2023). Boa esportista, Alzenir Porto é movida a desafios. Por isso, assumiu, em 2015, a convite do governador Wellington Dias, a presidência da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). Atualmente, está no segundo mandato à frente da Jucepi.

8. Daniela Aita – (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos – Iaspi) – Graduada pela Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), Daniele Aita fez residência em Clínica Médica, no Hospital dos Servidores de São Paulo, e em Oncologia Clínica, no Hospital de Base do Distrito Federal. Ela foi diretora do Hospital do Parque Piauí e auditora Médica do IPMT/ Plante e auditora médica do Plamta. A médica irá dar continuidade ao trabalho que vem exercendo como diretora-geral do Instituto da Assistência à Saúde dos Servidores.

9. Alexsandra Soares de Carvalho (Diretoria Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí – ADAPI) – a médica veterinária e advogada está na pasta desde março de 2021, ainda no governo de Wellington Dias (PT).

10. Regina Sousa (Secretária da Assistência Social – Sasc) – a atual Governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), terá espaço no novo governo do seu partido, a partir de 2023 na gestão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc). Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Logo depois, em 1983, ela foi aprovada no concurso público do Banco do Brasil. Ela também é uma das fundadoras do PT no Piauí.

Fonte: Davi Ribeiro/180graus

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias