Destaque

BOLSA FAMÍLIA AGOSTO: LISTA DE QUEM VAI RECEBER A VISITA DO CRAS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) voltou a realizar a averiguação cadastral do Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é encontrar famílias com irregularidades no cadastro ou que estejam com os dados desatualizados. Durante o pente-fino, as famílias seguradas de programas sociais ficam com o repasse suspenso.

Em alguns casos, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) envia agentes até a casa do segurado, para realizar a averiguação cadastral. Esses agentes são enviados em dois casos: quando a família segurada mora muito longe de um ponto de atendimento do Cadastro Único, e assim não consegue ir ao CRAS para realizar a situação, ou quando a família está com grande suspeita de irregularidade no cadastro.

Nos demais casos, as famílias bloqueadas têm até 60 dias para ir ao Centro de Referência de Assistência Social para realizar o recadastramento. As famílias que não comparecerem dentro do prazo estipulado ou que não conseguirem regularizar o cadastro terão o CadÚnico cancelado. Isso significa que deixarão de receber os benefícios sociais de forma definitiva.

Já os segurados que conseguirem comparecer ao CRAS e realizar o recadastramento terão o CadÚnico desbloqueado entre 15 e 30 dias. Então, voltarão a receber os benefícios sociais aos quais têm direito. No caso do Programa Bolsa Família, o segurado ainda poderá receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante o bloqueio.

Conheça as Regras Condicionais do Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade, tem um conjunto de regras que devem ser cumpridas pelas famílias que desejam continuar recebendo o benefício. Essas regras têm o objetivo de proteger o direito à saúde e educação de crianças seguradas, e o descumprimento pode gerar o bloqueio do repasse.

Neste caso, o bloqueio pode durar até dois meses, e o segurado não tem direito às parcelas retroativas. Já os desbloqueios acontecem de forma automática, desde que o segurado volte a cumprir os critérios. Famílias que, mesmo após o bloqueio, continuarem descumprindo as regras serão desligadas do programa de transferência de renda.

As regras condicionais já faziam parte da primeira versão do Bolsa Família, por isso, não se trata de uma novidade para grande parte dos segurados. Entretanto, durante a vigência do Auxílio Brasil, as regras deixaram de ser cobradas, por isso, alguns segurados podem não conhecê-las. Desse modo, veja quais são as regras condicionais do Bolsa Família a seguir:

  • O responsável deve manter as crianças de 4 a 5 anos com frequência escolar mínima de 60%;
  • O responsável deve manter as crianças e adolescentes de 6 a 18 anos com frequência escolar mínima de 75%;
  • Acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças de até seis anos;
  • O responsável deve manter a carteira de vacinação da família inteira atualizada;
  • Gestantes devem fazer o acompanhamento pré-natal.

Calendário do Bolsa Família de agosto

O Governo Federal aprovou o repasse do Bolsa Família de agosto, apesar da série de bloqueios. Com isso, a Caixa Econômica Federal (CEF) ficará responsável por realizar o repasse utilizando o calendário oficial a partir desta semana.

O pagamento começa na próxima sexta-feira (18) e seguirá até o dia 31 de agosto, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Desse modo, confira o calendário completo do Bolsa Família referente ao repasse de agosto:

  • NIS de final 1: dia 18 de agosto;
  • NIS de final 2: dia 21 de agosto (Antecipado para o sábado, 19);
  • NIS de final 3: dia 22 de agosto;
  • NIS de final 4: dia 23 de agosto;
  • NIS de final 5: dia 24 de agosto;
  • NIS de final 6: dia 25 de agosto;
  • NIS de final 7: dia 28 de agosto (Antecipado para o sábado, 26);
  • NIS de final 8: dia 29 de agosto;
  • NIS de final 9: dia 30 de agosto;
  • NIS de final 0: dia 21 de agosto.

Fonte: Canal Consulta Pública

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias