Destaque

Bezerro nasce com duas cabeças e desperta curiosidade de moradores; veja foto e vídeo

Em Macaúbas, no Centro Sul Baiano, um bezerro nasceu com duas cabeças e tem chamado muita atenção. Na manhã desta quinta-feira (21) o BLOG DO ANDERSON recebeu imagens do animal através de Elidan Oliveira Sousa, 36 anos. O filhote nasceu na segunda-feira (18), no Povoado Tapera do Peixe, Zona Rural Macaubense.

De acordo com o veterinário e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Jefferson Filgueira Alcindo, a malformação ocorrida no animal é chamada de “dicefalia”.

“Essa deficiência é de origem embriológica e ocorre pela duplicação das placas neurais que resulta em duas cristas neurais, parcialmente ou totalmente duplicadas”, explicou.

Segundo Jefferson, o gene da dicefalia é recessivo, ou seja, transmitido apenas na ausência de um gene dominante. Dessa forma, é possível que animais nasçam com essa malformação, mesmo que não sejam fruto de consanguinidade. 

“Mas a probabilidade aumenta quando há a consanguinidade. Pois há uma chance maior da união de dois genes recessivos com mutação no genótipo do animal”, concluiu.

Jefferson explica, também, que casos como esse podem ocorrer por fatores ambientes, como o uso de certos vermífugos, ingestão de plantas tóxicas, algumas deficiências minerais e alguns vírus, como o da diarreia viral bovina.

Fonte: BLOG DO ANDERSON

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias