MunicípiosPiauí

Relatório Federal aponta riscos em duas barragens do Piauí; Defesa Civil faz obra de correção

Ao todo, o Brasil possui quase 24 mil barragens cadastradas, em solo piauiense existem 55 barragens, destas 33 possuem informações suficientes para se enquadrarem na Política Nacional de Segurança de Barragens.

Ministério da Integração divulgou um Relatório de segurança das barragens, que revelou risco em duas barragens do Piauí. Segundo o órgão federal, a barragem do Emparedado, em Campo Maior, e a barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, apresentaram problemas estruturais e necessitam de correções emergenciais. O relatório completo pode ser acessado clicando no aqui.

Segundo o documento, publicado pela Agência Nacional de Águas, órgão vinculado ao Ministério, no Piauí foi identificada a necessidade de aferição no sangradouro da barragem Emparedado, em Campo Maior. O Governo Estadual fez diversas injeções de concreto, porém, ela permaneceu com alguns vazamentos não solucionados. O Ministério recomenda que seja feita a correção pela empresa vencedora da licitação de reforma na barragem. O documento conclui que a barragem preocupa a Secretaria de Meio Ambiente, pois os serviços executados não teriam sido suficientes para estancar o problema no sangradouro.

Em resposta, o Instituto de Desenvolvimento (Idepi) revelou que a barragem está atualmente com as obras de recuperação em execução, mas estas obras foram contratadas pela Secretaria de Defesa Civil. Segundo a Defesa Civil, a obra de recuperação da barragem de Campo Maior já está em execução, com riscos sob controle no momento.

Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato - (Ascom Prefeitura São Raimundo Nonato)
Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato – (Ascom Prefeitura São Raimundo Nonato)

Já na Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, o Governo Federal apontou riscos por erosões acentuadas em todo o talude a jusante. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), responsável pela barragem foi procurado pelo Sistema O Dia, porém não se manifestou até a publicação da matéria.

Ao todo, o Brasil possui quase 24 mil barragens cadastradas, em solo piauiense existem 55 barragens. Destas, 33 possuem informações suficientes para se enquadrarem na Política Nacional de Segurança de Barragens. Além disso, 22 Barragens não possuem informações suficientes para serem analisadas pela política.

De acordo com o relatório, apenas no ano passado, 122 barragens foram identificadas como preocupantes pelos órgãos que fiscalizam segurança de barragens no Brasil, sendo que em 2021 houve 187 estruturas nessa situação, o que representou uma queda de 35% no período. Somente oito estados não possuem barragens que preocupam: Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe. Já as unidades da Federação que mais registram barragens desse tipo são: Pará (35), Minas Gerais (14), Pernambuco (13), Rio Grande do Sul (13) e Espírito santo (10).

Barragem do Emparedado em Campo Maior - (Reprodução Redes Sociais)
Barragem do Emparedado em Campo Maior – (Reprodução Redes Sociais)

Meio Ambiente fará novo laudo em 15 dias

Responsável pelo monitoramento e a prevenção nas barragens de todo o estado. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí confirmou que fará uma nova vistoria em duas semanas.

“A Semar como órgão de fiscalização atua na parte de prevenção, estamos sempre em consonância com os órgãos empreendedores de barragem, sejam eles o Idepi ou o Dnocs. Na barragem de Emparedado o laudo mais recente é de setembro de 2022, neste laudo foi emitido recomendações ao órgão empreendedor que foram atendidas, tanto é que agora está tendo uma intervenção na barragem. A empresa de engenharia está trabalhando para sanar as irregularidades. Nos próximos quinze dias iremos encaminhar uma equipe técnica para o local para realizar uma nova vistoria de acompanhamento do serviço, após a finalização da obra faremos outra visita para acompanhar a conclusão”, revelou Igor Klaus, diretor de Recursos Hídricos da Semarh.

O especialista esclarece ainda a situação da barragem de São Raimundo Nonato. “Na barragem Petrônio Portela fizemos um laudo de vistoria em fevereiro de 2023. Nesse laudo foi constatado algumas irregularidades na casa de máquina, no sistema de válvulas e um pouco de erosão, mas nada comprometedor. A gente encaminhou o laudo ao Dnocs para tomar as medidas cabíveis”, finalizou.

Fonte: Portal O Dia
Com Informações Ministério da Integração

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias