Pio IX

Educação de Pio IX realiza 1ª formação do programa PRO-Alfabetização na Idade Certa

Educação de Pio IX realiza 1ª formação do programa PRO-Alfabetização na Idade Certa

A Prefeitura de Pio IX, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nessa quinta e sexta-feira, dias 04 e 05 de novembro, o lançamento do PRO-Alfabetização na Idade Certa.

O PRO-Alfabetização é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Educação de Pio IX realiza 1ª formação do programa PRO-Alfabetização na Idade Certa

O programa destina-se à Educação Infantil e ao 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental das redes públicas do estado e dos municípios. Baseado em evidências técnicas e científicas, as ações do programa estão organizadas em cinco eixos estruturantes: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, Articulação e Incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento dos Indicadores.

Em Pio IX a equipe municipal é composta pela coordenadora Luana Aparecida dos Santos Sousa e as formadoras Sandra Ana de Sousa (Educação Infantil) e Maria das Graças Lima (1º e 2º anos iniciais).

Maria das Graças Lima, formadora do PRO-Alfabetização em Pio IX

“O município de Pio IX está abraçando o programa e produzindo suporte para que essa parceria venha atingir os objetivos com êxito. Assim como em Sobral no Ceará, Pio IX também terá excelentes resultados, pois acredito em cada professor alfabetizador desse município, e sei que como principais atores do programa eles brilharão juntamente com nossos alunos”, informou a formadora Maria das Graças Lima.

A formadora Sandra Ana de Sousa está bastante empolgada e disse que o programa pode contribuir para o bom desenvolvimento dos discentes.

Sandra Ana de Sousa, formadora do PRO-Alfabetização em Pio IX

“Estou confiante que o Programa PRO-Alfabetização na Idade Certa nos trará bons resultados, uma vez que, contamos com todo apoio da SEMEC e dos professores, pois com certeza todos contribuirão para o desenvolvimento do Programa. E o mais importante, é que nossas crianças cheguem ao final do 2° Ano do Ensino Fundamental alfabetizados. É isso que esperamos!”,  declarou.

Para a coordenadora Luana Santos, o programa é um grande desafio a ser enfrentado, diante do atual cenário em que se encontra o processo de alfabetização do Piauí, mas o mesmo possui objetivos e metas bem definidas. No tocante à 1º formação, ela disse que ocorreu tudo dentro do esperado com a efetiva participação dos docentes.

Coordenadora do PRO-Alfabetização em Pio IX, Luana Santos

“Ficamos extremamente felizes com a participação dos professores e gestores escolares, nesses dois dias de Formação. O Programa teve uma excelente aceitação. E acredito que teremos ótimos resultados. Estou confiante!”, avaliou.

Clebiana Telles, secretária de Educação, informou que a SEMEC Pio IX deu todo o suporte necessário para o programa e que o município só tem a ganhar com a implementação do mesmo.

Clebiana Telles, secretária de Educação

“Enquanto Secretaria de Educação, criamos todas as condições necessárias para a implementação do Programa, desde a adesão até a realização da 1ª Formação. A Equipe Municipal foi formada por educadoras com experiência e compromisso com a Educação do município. Sei que os desafios serão imensos, pois são quase 2 anos letivos remotos. E tenho consciência que mesmo ofertando as condições necessárias para que o ensino chegue até o aluno, nada poderá substituir o importante papel desempenhado pelos nossos professores. Nosso município só tem a ganhar com o Pró Alfabetização na Idade Certa”, disse a secretária.

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias