Pio IX

Prefeitura de Pio IX inicia as ações da V Semana do Bebê

A Prefeitura de Pio IX deu início nesta segunda-feira, 14 de novembro, as ações da V Semana do Bebê. As atividades de abertura da semana foram voltadas para a capacitação de profissionais da educação, saúde e assistência social, com palestras ministradas pela enfermeira Cynthia Ribeiro e a psicóloga Socorro Feitosa, no auditório Carminha Bezerra (Secretaria de Educação).

Este ano o tema escolhido para o evento foi “Gravidez na Adolescência e os desafios no Desenvolvimento Infantil”. Na conferência de abertura, as palestrantes abordaram acerca da prevenção da gravidez não planejada na adolescência, provocando um debate a respeito de como lidar com este tema, tendo em vista os altos índices de gravidez entre adolescentes, no município, e os preconceitos existentes em relação a educação sexual no ambiente familiar e escolar.

Prefeitura de Pio IX inicia as ações da V Semana do Bebê

No decorrer da semana ocorrerão ações, oficinas e capacitações desenvolvidas e ministradas por profissionais da educação, saúde e assistência social, atividades de leitura com crianças, ações de combate a obesidade infantil e educação alimentar, rodas de conversas sobre gravidez na adolescência, e o primeiro atendimento médico na escola, que segundo a enfermeira Cynthia, faz parte do projeto que está sendo desenvolvido sobre gravidez na adolescência.

Também haverá ensaios fotográficos e atendimento odontológico de gestantes. No encerramento da semana, haverá uma capacitação sobre gravidez na adolescência, direcionada aos adolescentes do NUCA. Com o intuito de tornar estes, jovens multiplicadores.

Cynthia Ribeiro

“O adolescente tem mais facilidade de ouvir outro adolescente, então esses adolescentes vão ser capacitados para ser uma ponte entre o adolescente e o serviço de saúde, porque a gente percebe que o adolescente ele não chega no serviço de saúde, principalmente se tratando de prevenção e de tirar as dúvidas”, explicou a enfermeira Cynthia Ribeiro.

A Semana do Bebê é um evento voltado para os cuidados com a primeira infância, por esse motivo o tema desse ano é de extrema importância, já que a saúde da mãe impacta diretamente a criança. As Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, se unem com o objetivo de buscar meios para diminuir os índices de gravidez na adolescência, no município, que se encontram acima da média nacional e refletem em diversas áreas.

Para a Secretaria de Assistência Social, Fernanda Noronha, um evento como esse é importante para quebrar tabus, por trazer muitas informações sobre o tema.

Fernanda Noronha.

“A família acredita que um evento como esse tá incentivando, mas nós sabemos, pelos índices aqui de Pio IX, que já acontece, e o que essa campanha quer fazer é prevenir uma gravidez na adolescência, uma gravidez não planejada. Que pode trazer riscos tanto para as crianças, como para as mães, que uma gravidez na adolescência é de risco”, ressaltou Fernanda Noronha.

Sobre o papel da assistência social, na prevenção de gravidez na adolescência, Fernanda discorre: “Hoje a assistência social, conta com Concelho Tutelar, que é um órgão que tem que prevenir. Ele entra junto com a família pra prevenir situações como essas. Tem o Criança Feliz que é um Programa que é feito visitas, acompanha gestantes e esse programa por está fazendo acompanhamento nas casas, nas famílias, podem até denunciar para o Conselho Tutelar se alguma criança ou adolescente possa está sofrendo algum tipo de abuso, porque nós também sabemos que a gravidez na adolescência não é só por ela ter concedido o ato, vem também de abuso”.

Em relação à Semana do Bebê e a escolha do tema desse ano, a enfermeira Cynthia Ribeiro, ressalta que:

“A Semana do Bebê é uma estratégia voltada aos cuidados com a primeira infância, principalmente com a primeiríssima infância, que seria de 0 a 3 anos. Então, esse ano a gente escolheu como tema a prevenção de gravidez na adolescência devido os índices do município de Pio IX estarem acima da média nacional. São índices bem alarmantes e a gente sabe que a saúde da mãe ela vai impactar diretamente na saúde do bebê e a gente sabe também que a gravidez na adolescência é uma gravidez de alto risco, na maioria das vezes, 70 %, é uma gravidez não planejada. Então por isso escolhemos esse tema, que já vinha sendo trabalhado no programa de saúde na escola, então a gente está trabalhando esse tema também na Semana do Bebê. Que é um tema que outros municípios também já trabalharam”

A secretária de Educação, Clebiana Telles, destaca que a educação é fundamental para o processo de formação e transformação social.

Clebiana Telles

“Hoje aqui percebemos o compromisso de toda a sociedade em conduzir para uma realidade melhor na vida de nossos adolescentes. Afinal, essa temática deve estar presente no dia-a-dia de todos fazedores de educação que gera conhecimento e o conhecimento conduz à uma qualidade de vida melhor”, enfatizou a secretária de Educação.

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias