Pio IX

Câmara de Pio IX realiza Audiência Pública para discutir o desenvolvimento e sustentabilidade da Cajucultura no Território do Vale Guaribas e no Estado do Piauí

Câmara de Pio IX realiza Audiência Pública para discutir o desenvolvimento e sustentabilidade da Cajucultura

A Câmara Municipal de Vereadores de Pio IX realizou nesta manhã de sexta-feira, 03 de setembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação uma Audiência Pública para discutir o desenvolvimento e a sustentabilidade da Cajucultura. A referida audiência partiu de um Requerimento de autoria da Vereadora Eliane Bezerra (MDB) e tinha como objetivo principal traçar metas e buscar alternativas para a cadeia da cajucultura no município de Pio IX, no Território do Vale Guaribas e no Estado do Piauí como um todo.

Participaram das discussões além dos vereadores, sindicalistas, representantes do poder executivo municipal, representantes do Governo do Estado do Piauí, membros de instituições financeiras, agentes de desenvolvimento territorial, profissionais e empresários do ramo da cajucultura.

Erinaldo Andrade, presidente do STTR de Pio IX

Abrindo as discussões, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pio IX (STTR), Erinaldo Andrade chamou a atenção para a importância da audiência tendo em vista que o município de Pio IX é um dos maiores produtores de caju no País, segundo o IBGE.

“Dos dezoito Assentamentos de Pio IX, doze produzem caju. Além de mais de vinte comunidades grandes com muita produção de caju. A área de produção de caju de Pio IX é maior do que a área total de alguns municípios da nossa região. O problema que a cajucultura está vivendo hoje em Pio IX, é porque as indústrias que existem na região não dão conta. Temos que falar de caju, temos que mostrar isso ao Brasil para que os empresários vejam a produção que nós temos. Precisamos de mais investimentos em beneficiamento para o caju e a castanha. Precisamos de mais ajuda, precisamos de mais gente defendendo isso”, destacou o sindicalista.

A autora do Requerimento que deu origem a audiência, a Vereadora Eliane Bezerra (MDB) disse que a cajucultura é a maior economia de Pio IX e esta precisa de recursos e infraestrutura para continuar avançando.

Vereadora Eliane Bezerra (MDB), autora do Requerimento que culminou na Audiência Pública

“Nosso Pio IX é abençoado pela riqueza da cajucultura. Tudo fruto da nossa natureza, do trabalho e da competência do nosso povo. Por isso, fiz requerimento na Câmara de Vereadores para a realização dessa Audiência Pública como meio de buscarmos recursos e infraestrutura para apoiar os produtores e a produção de caju. O principal objetivo é gerar oportunidades e renda para os piononenses, através da valorização e desenvolvimento sustentável dessa atividade que nos identifica e é fonte de esperança e qualidade de vida.  Agora, a partir dos encaminhamentos, que cada um de nós possamos fazer nossa parte para manter ativa a nossa principal economia”, conclamou a parlamentar.

Em seu discurso, o Presidente do Conselho Territorial do Vale do Guaribas, Jossibel Bezerra, enalteceu os cajucultores e aproveitou o momento para parabenizar os idealizadores da Audiência Pública.

Jossibel Bezerra – Presidente do Conselho Territorial do Vale do Guaribas

“A família que tem a cajucultura como a principal atividade, é uma família que vive melhor no campo.  Mesmo com as dificuldades que aqui já foram citadas. Mas uma audiência pública é para isso, para discutir dificuldades e buscar soluções. Fico feliz por essa iniciativa”, declarou.

Conforme as discussões foram se aprofundando, os representantes foram elencando os problemas e buscando alternativas em conjunto de fomento a cajucultura.

Eduardo Banzeiro – Empresário do ramo da cajucultura

“Esse é um momento que eu esperava e espero muito que todos os municípios possam realizar. É necessário apresentar e discutir os desafios. Pois para permanecer na cajucultura tem que gostar, amar e aprender todos os desafios que a cadeia tem a oferecer”, ressaltou o Empresário do ramo da cajucultura, Eduardo Banzeiro em um dos trechos de sua fala.

O vice-prefeito Etinho Bezerra parabenizou a vereadora Eliane Bezerra pela iniciativa e falou que o município de Pio IX é muito grande em extensão territorial, o que o torna grande também nos desafios, como a manutenção das estradas para o escoamento da produção de caju.

Etinho Bezerra – Vice-Prefeito de Pio IX

“Pio IX é muito grande em extensão territorial, o que o torna grande também nos desafios, mas a atual gestão priorizou a rota do caju, desde o mês de maio, fazendo estradas como a estrada da Serra da Aparecida, Ladeira do Jerimum, Ladeira do Cumbe. A atual gestão também tem priorizado a compra dos produtos da agricultura familiar, advindos da cajucultura, para a merenda escolar”, ressaltou Etinho Bezerra.

A presidente da Câmara de Vereadores de Pio IX, Domitília Lopes, destacou que Pio IX tem um grande potencial para tantas riquezas, em especial a cajucultura. E que o município tem gente trabalhadora demais que só necessita de oportunidade para conseguir viver dignamente.

Domitília Lopes – Presidente da Câmara de Vereadores de Pio IX

“Esse é um momento muito importante para que nós, representantes do povo, possamos ouvir os nossos produtores e travarmos assim lutas juntos, para que cajucultura seja de fato, olhada como ela merece”, pontuou a presidente.

-Presenças

Além da presidente da Câmara, Domitília Lopes e da vereadora Eliane Bezerra que requereu a audiência, estiveram presentes ainda os parlamentares: José Miguel, Guto Costa, Hipérides e Geraldinho. O vice-prefeito Etinho Bezerra; Welton Alencar – Engenheiro Agrônomo e técnico de campo do SENAR-PI; Erinaldo Andrade – Pres. do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pio IX; Francisco Pereira – Produtor de Cajuína; Jossibel Bezerra – Presidente do Conselho Territorial do Vale do Guaribas; Janice Maria – Agente de desenvolvimento Territorial do Vale do Guaribas; Leontino Neto – Presidente da Câmara Setorial de Cajucultura e das Indústrias de Caju; Valmir Abreu – Diretor da Unidade de Articulação Comunitária da SAF; Agivan Moura – Agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste de Picos; Helder Matos – Gerente do Banco do Brasil de Pio IX; Manoel Augusto – Representando o diretor geral da Emater; José Manoel – Coordenador do Viva Semiárido; Luís Pereira – Presidente do Sindicado dos Produtores Rurais; Joelma Veloso – Coordenadora Regional da FETAG/polo de Picos; Napoleão Rosado, Secretário Municipal do Meio Ambiente; Kaique Antão de Alencar que representou Mateus Sousa, secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural;  personalidades da cajucultura como Eduardo Banzeiro e seu pai – Empresários do ramo da cajucultura em Francisco Santos-PI.

A Audiência Pública completa pode ser assistida abaixo:

Veja as imagens:

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias