DestaqueGeral

É oficial: nova palavra passa a integrar a Língua Portuguesa

Descubra qual é a nova palavra integrada na Língua Portuguesa pela Academia Brasileira de Letras.

Em 2023, a Academia Brasileira de Letras (ABL) apresentou uma nova palavra que agora passa a integrar a Língua Portuguesa. No geral, é essa instituição que oficializa neologismos, empréstimos linguísticos e vocábulos.

Ou seja, a partir de palavras ou expressões que passaram a ser usados frequentemente por parte dos falantes, a Academia define se elas serão incorporadas no vocabulário oficial ou não. Esse é o caso da nova palavra.

Foto: Reprodução

Qual é a nova palavra integrada à Língua Portuguesa?

A palavra em questão é pedagiado. Por definição, se trata de um adjetivo, associado ao verbo pedagiar e ao substantivo masculino pedágio.

Neste contexto, a definição deste adjetivo refere-se ao que se impõe o pagamento de pedágio, a taxa cobrada pela utilização de vias terrestres de transporte. Há também o sentido de para cuja utilização é cobrado pedágio.

Para entender melhor as utilizações dessa palavra, confira alguns exemplos:

  • O trajeto do interior para a capital é pedagiado;
  • O motorista de caminhão não esperava ser pedagiado naquela rota;
  • As vias não pedagiadas estão cada vez mais cheias, porque os motoristas estão refazendo suas rotas;
  • Não adianta, as vias pedagiadas estão se expandindo no país.

Por sua vez, o verbo pedagiar é uma estrutura transitiva direta. Neste contexto, significa instalar local ou praça de pedágio em uma via de transporte terrestre, como uma rodovia, rua ou túnel, por exemplo.

Para fixar o conhecimento, veja algumas frases com esse verbo:

  • O Governo decidiu pedagiar a via e avisou os cidadãos por decreto;
  • Sempre falam de pedagiar essa rodovia, mas nunca vemos o plano em ação;
  • Queria que deixassem de pedagiar toda a estrada que eu passo;
  • Será que vão pedagiar essa rua? Eu duvido.

Como surgem novas palavras?

A Língua Portuguesa passa por diversas transformações, conforme os falantes vão adequando a comunicação oral e escrita. Neste contexto, o idioma sempre reflete sua época e as necessidades de quem a utiliza.

Contudo, quem oficializa a entrada de novas palavras no português brasileiro é a Academia Brasileira de Letras. Mais do que uma instituição cultural, é a principal responsável pelo patrimônio linguístico no país.

Neste contexto, é quem apresenta palavras e expressões que passaram a ter uso frequente e agora são absorvidos para o léxico da Língua Portuguesa. De todo modo, reconhecem-se as mudanças do idioma.

Como o português é uma língua viva, a criação, uso e compartilhamento de novas palavras ou expressões partem da necessidade das pessoas em nomear algo. Em especial, algo que faz parte da realidade e cotidiano.

Por isso, a ABL defende a adoção dessas novas palavras como uma maneira de enriquecer o vocabulário nacional. Além disso, é uma ferramenta para contribuir com o crescimento da capacidade de comunicação.

No mais, a adoção de novas palavras com base no vocabulário popular amplia a compreensão do mundo. Isso faz com que as pessoas aprendam a identificar melhor os problemas e também desenvolve a sociedade.

Assim, mais do que um idioma, a Língua Portuguesa também é compreendida como um instrumento sociopolítico.

Fonte: Concursos Brasil

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias