Destaque

Notícias do trecho: Petrobras retoma obras da Refinaria Abreu e Lima e promete gerar 30 mil empregos em Suape

Antes da virada de governo Bolsonaro, a Petrobras tentou por duas oportunidades vender a refinaria de Suape, sem sucesso

Já era esperado que o governo Lula retirasse a Petrobras do programa de privatização e, no Nordeste, adotasse ações para concluir a Refinaria Abreu e Lima, em Suape.

No final do ano passado, antecipando a retomada dos investimentos, o Blog de Jamildo postou o texto especial que falava sobre a a conclusão da refinaria de Abreu e Lima e a possibilidade do governo Lula (PT) iria criar 12 mil novos empregos em SUAPE.

Blog de Jamildo antecipou retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima, em Suape, em novembo do ano passado – FOTO: DIVULGAÇÃO

Diretor-presidente de SUAPE já relatou necessidade de retomar construção da Refinaria Abreu e Lima

Em novembro de 2022, o então diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão, disse ao Blog de Jamildo que o acordo extrajudicial para concluir em definitivo a dragagem do canal de aproximação de Suape tira em definitivo da Petrobras a desculpa de não concluir o segundo trem de produção da refinaria Abreu e Lima.

“São 12 mil novos empregos em Suape só com a construção do segundo trem (de produção)”, afirma.”O problema é que, neste governo (Bolsonaro, na época), o acesso à Petrobras era nenhum. Conosco, o diálogo foi zero”… (Neste ano de eleições…) Anderson Ferreira foi recebido pela diretoria da Petrobras e disse que iria começar a obra, mas até hoje nada”, observou o diretor de Suape, na época.

Roberto Gusmão rememorou que, de fato, a promessa de um calado de 20 metros havia sido feita para a Petrobras há uma década e que a estatal chegou a colaborar antecipando tarifas portuárias, conforme o blog de Jamildo revelou na época.

“No caso da refinaria Abreu e Lima, o conselho de administração aprovou a conclusão da duplicação. Nós (Brasil) somos importadores de óleo diesel. Não tem como fazer diferente, vão ter que ir buscar ter mais 115 mil barris por dia de produção (com a duplicação original planejada)”, afirmou, no ano passado, o ex-presidente de Suape.

FOTO: REPRODUÇÃO

Retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima pode gerar 30 mil empregos

Nesta sexta-feira, a Petrobras informa ao Blog de Jamildo que, conforme decisão de seu Conselho de Administração, iniciou a contratação para retomada do Trem 2 da Nova Refinaria Abreu e Lima – RNEST, cujas obras foram interrompidas em 2015. O edital foi publicado no portal Petronect nesta sexta-feira (04/08).

Além da contribuição para a produção nacional, é estimada a geração de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos para fazer frente a estas obras.

Refinaria está localizada em Ipojuca, Pernambuco, no Complexo Industrial Portuário de Suape, distante 45 km de Recife. O Trem 1 está em operação desde dezembro de 2014.

O início das operações do Trem 2 da RNEST é previsto para 2027 e com essa implantação, a Petrobras contribuirá para expandir a capacidade de refino nacional, viabilizando o aumento da produção de derivados: gasolina, GLP, nafta, mas principalmente diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10), em atendimento às demandas do mercado, reduzindo a demanda por importação.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, disse que este anúncio é de grande importância para o Nordeste e o Brasil.

“Quando concluída a obra da RNEST, o Brasil terá um incremento na produção de diesel de baixo teor de enxofre (diesel S10) em mais de 100 mil barris por dia (cerca de 16 milhões de litros por dia), reduzindo a demanda por importação. Além disso, se consideramos todos os projetos previstos de adequação e o aprimoramento do parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística nos próximos anos, estimamos um aumento de produção de diesel da ordem de 40%”, destaca Prates

Segundo a empresa, o Trem 2 da RNEST adicionará cerca de 13 milhões de litros de diesel S10 por dia à capacidade de produção nacional e, quando concluída, a refinaria terá capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia.

De acordo com Carlos Travassos, diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, “a empresa tem um compromisso em modernizar suas operações, sempre levando em conta a viabilidade econômica e o atendimento da demanda do mercado e da sociedade brasileira. Essa retomada das obras na RNEST só reforça essa nossa estratégia”.

Segundo a estatal, para a decisão de aprovação pela retomada das obras na Refinaria Abreu e Lima, o projeto passou por um rigoroso processo que avaliou sua viabilidade técnica e econômica, seguindo rígidos padrões de governança de projetos, associados às melhores práticas internacionais. “Tal projeto já estava previsto no Plano Estratégico 2023-2027, portanto, conta com recursos financeiros de investimento previstos no plano”.

Fonte: Blog de Jamildo/UOL

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias