Destaque

Campanha eleitoral pode ser causa do aumento de mortes por Covid no Piauí

Campanha eleitoral pode ser causa do aumento de mortes por Covid no Piauí

Grandes aglomerações e falta de uso de máscaras na campanha eleitoral para as Prefeituras e Câmaras Municipais  podem ter contribuído para o Piauí ser é o único estado do Brasil que registrou alta na média móvel de mortes por Covid-19, de acordo com o Consórcio de Imprensa, que colhe dados com as Secretarias Estaduais de Saúde.

A média móvel de mortes nacional foi de 590, representando uma redução de 14%, do que o registrado há 14 dias. Enquanto isso, no Piauí, houve alta de 32%. Em todo o Piauí comícios que têm a dimensão de shows da bandas de forró; motocassos; caminhadas; visitas nas casas das famílias em busca de votos pelos candidatos a prefeito e a vereador nas eleições municipais deste ano e seus cabos eleitorais podem  ter sido a causa do aumento dos casos e mortes por Covid-19 no Piauí.

O prefeito do município de Cristino Castro (595 km de Teresina), Manoel Júnior (PSB), assinou decreto suspendendo, por 20 dias, atos políticos  como passeata, carreatas, comícios e  reuniões que causem aglomerações depois que dois candidatos à Prefeitura Municipal, ele e sua adversária, Joquebede dos Santos Nunes, Professora Joquebede (PTB), foram testados positivo para Covid-19.

O candidato a prefeito Felipe Ferreira Dias (PT) foi o único que não foi infectado pela Covid-19.

Pelo decreto de Manoel Júnior, estão permitidos em Canto do Buriti o funcionamento de comitês e visitas a residências de eleitores, desde que sejam cumpridas medidas sanitárias como distanciamento social e uso de máscaras.  A multa para quem descumprir o decreto é de 100 mil UFIR por evento. A campanha eleitoral no município foi suspensa. As coligações entraram em acordo.

Secretário faz alerta para aumento em mortes por Covid

O estado do Piauí apresentou um crescimento no número de óbitos pela Covid-19, no último final de semana e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população para que esses números voltem ao patamar de queda.

No último domingo (11) o boletim do Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI)  apresentou 14 mortes pela Covid-19 e 232 novos casos da infecção.

“Essa queda de casos nos finais de semana sempre ocorreu, pois o número de exames realizados é sempre menor, e quando se compara com as mortes nós vamos ter mesmo um sinal de alerta vermelho, mas não podemos fazer a avaliação de um único dia, ela deve ser mais cautelosa e comparar uma série histórica para ser fazer uma avaliação mais criteriosa. Porém devemos manter a vigilância constante”, enfatiza o superintende de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Há sete semanas o estado vinha registrando uma baixa nas mortes por decorrência do coronavírus, mas os números voltaram a crescer na 41ª semana epidemiológica. Por outro lado, o número de internações, em decorrência da Covid-19, vem apresentaram uma queda.

“No domingo (11), tivemos 181 leitos de UTI ocupados, é o menor número dos últimos doze dias, e isso é muito importante, pois mesmo com o crescimento de casos e óbitos as internações estão diminuindo”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A Sesapi desde o início da pandemia vem alertando aos piauienses sobre os cuidados a serem mantidos no combate ao vírus e o secretário reforça esse apelo para que se evite a propagação do coronavírus.

“Lembramos à população que infelizmente a pandemia não acabou e que não devemos baixar a guarda para cuidados básicos como lavar sempre as mãos, usar a máscara ao sair de casa e todo o protocolo que as autoridades de saúde recomendam. A Sesapi está atenta e vigilante 24 horas, para que toda nossa população possa progredir nas medidas graduais de retomada”, afirma Florentino Neto.

Piauí chega a  102.813 casos e 2.237  óbitos

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 313 casos confirmados e sete óbitos pelo novo coronavírus, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite de segunda-feira (12). Dos 313 casos confirmados da doença, 170 são mulheres e 143 homens, com idades que variam de um mês a 90 anos.

Três homens e quatro mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Os homens eram naturais de Barras (46 anos), Jardim do Mulato (64 anos) e José de Freitas (65 anos). Já as mulheres eram de Cristino Castro (72 anos), Palmeirais (75 anos) e Teresina (56 e 81 anos). Todas as vítimas tinham doenças relacionadas.

Os casos confirmados no estado somam 102.813, em todos os municípios. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.237 e foram registrados em 174 municípios. Até agora, morreram 1.289 homens e 948 mulheres. Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 474 ocupados, sendo 285 leitos clínicos, 186 UTIs e 3 leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 5.059 até o dia 12 de outubro.

A Sesapi estima que 100.102 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias