Destaque

Câncer raro faz olho de rapaz de 24 anos ‘saltar’

Em Londres, um jovem de 24 anos procurou o hospital nove vezes com medo que seu olho direito caísse do rosto após notar hematomas e inchaço na região. Farid Oladapo foi diagnosticado com rabdomiossarcoma embrionário, um tipo de câncer raro.

Em entrevista ao jornal The Sun, ele conta ter notado um pequeno hematoma no olho em maio de 2022, mas não deu muita importância. O problema foi seguido por um inchaço ao redor do olho.

FOTO: REPRODUÇÃO

Embora a visão do jovem não tenha sido afetada, o inchaço piorou progressivamente, levando-o a procurar atendimento médico. Porém, sem alterações nos exames, Farid foi liberado. “Cada vez que eu ia ao pronto-socorro, eles faziam o mesmo teste visual repetidamente e depois me mandavam para casa”, lembra.

Além da piora do inchaço, em junho daquele ano o olho do jovem passou a juntar pus e a visão dele passou a ficar duplicada. “O meu olho estava ficando amarelo. Ele parecia estar apontando levemente para a direita, saindo do meu rosto. Foi horrível”, detalhou.

Nos dias seguintes, Farid já não conseguia mais fechar o olho ou dormir. O diagnóstico de câncer só foi dado em junho de 2022, após nove visitas ao hospital, quando o quadro já estava avançado.

“Meu olho estava saindo do rosto e pensei que, se continuasse saindo, poderia cair da minha cabeça. Sempre que mostro as fotos às pessoas, elas não conseguem acreditar que os médicos estavam me mandando para casa daquele jeito”, lembra Farid.

Diagnóstico de câncer

Depois de fazer exames, ele foi informado pelos médicos que uma massa estava fazendo com que seu olho se projetasse para frente. Uma biópsia feita durante a cirurgia para retirada do tumor revelou que se tratava do rabdomiossarcoma embrionário.

O rabdomiossarcoma embrionário é um tipo de câncer raro que geralmente acomete bebês e crianças nos primeiros cinco anos de vida, mas também pode ocorrer em idades mais avançadas.

Os adultos são mais propensos a terem rabdomiossarcomas de crescimento rápido. Por isso, o tratamento eficaz nesses casos costuma ser mais complicado, de acordo com o Instituto Oncoguia.

O tumor pode se desenvolver na região da cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos, ou ao redor desses órgãos.

Tratamento

Depois da cirurgia, o rapaz fez oito sessões de quimioterapia, seguidas por seis semanas de radioterapia e uma nova rodada de quimioterapia em janeiro de 2023.

Apesar dos contratempos, Farid conseguiu concluir os estudos no ano passado. Ele continuará a fazer check-ups pelos próximos 10 anos.

“A minha perspectiva de vida mudou definitivamente. Você não vai entender a menos que passe por isso — e não quero que ninguém passe pelo que passei –, mas sinto que definitivamente aprecio mais a vida”, conta.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias