PiauíMunicípios

Saiba quais as 10 cidades do Piauí com o maior número de casos de HIV

O vírus HIV é o causador da AIDS, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de outras doenças como gripes e resfriados. É considerada a mais grave das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou um boletim com o ranking das cidades com maior número de casos da doença no Piauí. Com o avançar da ciência, com tratamentos específicos e campanhas de prevenção, as mortes têm diminuído gradativamente. No entanto, é preciso cuidar de si mesmo e usar o preservativo, a popular camisinha, que é a forma mais segura de prevenção. Acompanhe a seguir as 10 cidades piauienses com maior incidência da doença entre 2018 a 2022.

10- Oeiras

Oeiras, a primeira capital do Piauí, é uma cidade histórica localizada a 281 km da atual, Teresina. A cidade aparece na décima posição do ranking da Sesapi com um total de 38 casos notificados de HIV em quatro anos.

9- Esperantina

Esperantina é uma cidade conhecida pela famosa Cachoeira do Urubu, que vem pelo Rio Longá. A cidade ocupa a nona posição do ranking, com 41 casos de HIV registrados entre 2018 e 2022.

8- Parnaíba

Parnaíba é a segunda maior cidade do Piauí. Localizada no litoral, a 338 km de Teresina, a cidade do famoso Porto das Barcas mostra como o HIV é subnotificado. Mesmo com o grande contingente populacional, a cidade registrou 45 casos durante quatro anos.

7- Demerval Lobão

Em Demerval Lobão, município localizado a apenas 34 km de Teresina, foram registrados 55 casos da doença entre 2018 e 2022.

6- Altos

Altos, a primeira cidade depois de Teresina como quem vai para o litoral do Piauí, aparece na sexta posição no maior número de infecções por HIV registradas pela Sesapi. Foram 61 casos em quatro anos.

5- Campo Maior

Campo Maior, a terra da Batalha do Jenipapo e da Serra de Santo Antônio, contabilizou 70 casos de HIV entre 2018 e 2020 e ocupa o quinto lugar do ranking divulgado pela Sesapi.

4- Piripiri

Piripiri registrou 93 casos de HIV entre 2018 e 2022, de acordo com a Sesapi. O município ocupa o quarto lugar do ranking.

3- Picos

Com 115 casos em quatro anos, Picos, a capital do mel, é a terceira cidade com mais registros oficiais de HIV no Piauí.

2- Floriano

A Princesa do Sul, como é conhecida Floriano, contabiliza 132 casos de HIV em quatro anos e é a segunda cidade do Piauí com maior número de casos.

1- Teresina

Como já era esperado, a capital, Teresina, concentra a maior quantidade de casos de HIV registrados pela Sesapi. Entre 2018 e 2022 foram registrados 2.264 caso. A recomendação é que as pessoas com vida sexual ativa usem o preservativo, além de fazerem o teste para o HIV, que é disponibilizado através do sistema único de saúde (SUS).

Fonte: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias