Destaque

Chifre cresce no pênis de homem: imagem impressiona

Um homem indiano de 60 anos foi diagnosticado com um caso grave de líquen escleroso e atrófico que culminou com o crescimento de uma espécie de “chifre” na glande de seu pênis. Assim que foi descoberto, os médicos realizaram um procedimento para retirar a estrutura, mas o “chifre” voltou a crescer, chegando a 2,5 centímetros.

Segundo relatório apresentado pelo grupo de médicos da Universidade Médica King George’s, na Índia, o chifre cutâneo é feito de queratina, com células epidérmicas aglutinadas formando pequenas colunas ou hastes. Não se sabe, no entanto, exatamente o que o provoca seu crescimento.

O líquen escleroso e atrófico é uma doença de pele que geralmente atinge os órgãos genitais, provocando manchas brancas sobre a pele, inchaço e pode bloquear o canal da uretra. No caso do homem indiano, a gravidade fez necessária uma cirurgia chamada uretroplastia para reverter o estreitamento do canal da uretra.

Cerca de três meses após a cirurgia o “chifre” nasceu no pênis do homem. Entre os fatores que podem explicá-lo, estão o próprio trauma cirúrgico, uma fimose de longa duração, radioterapia ou até um tumor maligno. “O chifre do pênis pode ser benigno em 42% a 56% dos casos, pré-maligno em 22% a 37% ou francamente maligno em 20% a 22%”, escreveram os pesquisadores.

A imagem é forte e não recomendada para leitores com maior sensibilidade visual.

Imagem parcialmente censurada do chifre peniano.  (Foto: BMJ)
Imagem parcialmente borrada do chifre peniano (Foto: BMJ)

Uma incisão profunda retirou o “chifre”, que passou por uma biópsia para certificar que se trata de uma patologia benigna. O homem está bem, sem alterações persistentes na glande e com o líquen escleroso atrófico controlado. Caso contrário, a saída seria a penectomia, termo médico para a remoção do pênis. Uma história com final feliz.

Caso sua curiosidade científica seja grande, você pode ler o artigo em inglês, além de ver a foto sem censuras, neste link.

Fonte: Galileu

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias