Após três semanas, um total de 45.298 veículos novos foram vendidos com os descontos do governo federal por meio da Medida Provisória 1.175 de incentivo à indústria automobilística, que cortou o preço de modelos que custavam até R$ 120 mil.
Nesta quarta-feira (28), o governo federal confirmou que irá injetar outros R$ 300 milhões para estender o prazo dos incentivos à venda de veículos. O balanço parcial foi obtido pela reportagem de Autotempo junto à multinacional de consultoria automotiva Jato do Brasil e vai até a última segunda-feira (26).
Os números revelam que o estímulo do governo ao setor automotivo ficou muito aquem das expectativas da Anfavea, a associação das montadoras, qur previa desencalhar de 200 mil a 300 mil carros parados nos pátios.
Modelos mais vendidos
Conforme o balanço da Jato do Brasil, o modelo de carro mais vendido com descontos do governo foi o Volkswagen Polo, seguido pela Fiat Strada e o Chevrolet Onix.
Os carros mais baratos do país, o Renault Kwid e o Fiat Mobi, com preços abaixo dos R$ 60 mil, emplacaram apenas 2.477 e 2.504 unidades, respectivamente, segundo os dados da Jato.
Os 10 carros mais vendidos com desconto (modelo/unidades)
- VOLKSWAGEN POLO – 5.222
- FIAT STRADA – 4.960
- HYUNDAI HB20 – 3.523
- CHEVROLET ONIX – 3.321
- FIAT ARGO – 2.663
- FIAT MOBI – 2.504
- RENAULT KWID – 2.477
- CHEVROLET ONIX JOY – 2.315
- FIAT CRONOS – 1.929
- PEUGEOT 208 – 1.706
Marca líder em vendas com desconto
Apesar de o Volkswagen Polo liderar as vendas individuais, a marca que mais se beneficiou do programa do governo foi a Fiat, com pouco mais de 14 mil unidades emplacadas em junho. Em seguida, vem a Volkswagen, com 9.655 unidades, e a Chevrolet, com 6.490 unidades.
Solicitação de créditos tributários
Desde o início do programa, 9 montadoras já solicitaram R$ 420 milhões de créditos tributários dos R$ 500 milhões disponíveis. No entanto, não houve atualização dos dados pelo governo desde sexta-feira (23).
- Fiat/Jeep: R$ 170 milhões
- Volkswagen: R$ 60 milhões
- Renault: R$ 50 milhões
- Peugeot/Citroën: R$ 40 milhões
- Hyundai: R$ 40 milhões
- Chevrolet: R$ 20 milhões
- Nissan: R$ 20 milhões
- Honda: R$ 10 milhões
- Toyota: R$ 10 milhões
Recursos disponíveis e impacto nas vendas
O governo gederal disponibilizou um total de R$ 1,5 bilhão em créditos tributários para a indústria automobilística, sendo que R$ 500 milhões são destinados a automóveis e comerciais leves, com preços de até R$ 120 mil. Quando esses recursos se esgotarem, os descontos deixarão de ser oferecidos.
O programa de incentivo teve um impacto significativo no aumento de visitas às lojas, conforme a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A entidade registrou um avanço de 260% no movimento durante a primeira quinzena de junho, evidenciando a efetividade da iniciativa.
Locadoras devem absorver incentivo extra
Para o diretor da Jato do Brasil, Milad Kalume Neto, o anúncio dos R$ 300 milhões extras para descontos nos modelos de até R$ 120 mil visa atender sobretudo às locadoras de veículos.
“Esse bônus extra de 300 milhões é interessante para as pessoas físicas continuarem indo às compras de veículos novos e tende a permanecer até as próximas duas a três semanas”, analisa Neto.
“A gente percebe que a maior parte dos veículos comprados com desconto estão na faixa entre R$ 90 mil e R$ 100 mil reais, mas assim que as pessoas jurídicas finalmente entrarem a gente espara que esses R$ 300 milhões vai quase que imediatamente acabar. As locadoras vão estar absorvendo todo o restante desse volume. É o negócio delas, e não tem nenhum tipo de demérito nisso”, completa o diretor da Jato.
Fonte: O Tempo