MunicípiosPiauí

Sinal analógico de TV é desligado em cidades do Piauí; saiba como recuperar o sinal de televisão

O desligamento foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e aconteceu em cidades de todos os estados do Brasil à meia-noite de 31 de dezembro de 2023.

O sinal analógico de televisão foi desligado em dezenas cidades do Piauí na virada do ano, à meia-noite do dia 31 de dezembro de 2023. O desligamento foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e aconteceu em cidades de todos os estados do Brasil.

📺 Mas, e agora? O que fazer para ter o sinal de TV de volta à sua casa?

Os beneficiários de programas sociais federais têm direito a receber o receptor de TV digital, antenas e a instalação de graça. Para conferir se você é beneficiário (e não sabe), basta ligar para o SIGA ANTENADO: 0800 729 2404. Os atendentes poderão consultar seu CPF e verificar se você tem direito.

Televisões fabricadas antes de 2010 precisam de um conversor digital externo. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

Caso não seja, há as seguintes opções:

Televisões fabricadas depois de 2010 já funcionam normalmente com o sinal digital, mas podem estar ainda operando no analógico. Então, será preciso primeiro verificar se a sua antena UHF (aquelas que lembram uma “espinha de peixe”) está apontada para a torre de sinal digital da sua cidade. Depois, escolher na sua TV a opção “busca de canais”. O conversor irá fazer o resto do trabalho.

Se sua TV foi fabricada antes de 2010, pode ser que ela não tenha o conversor interno. Nesse caso, você vai precisar adquirir um conversor (custa entre R$ 40 e R$ 60). Depois, é só instalar na sua antena UHF e escolher a opção “busca de canais”, e aguardar o fim do processo.

E como saber onde fica a torre de sinal digital da sua cidade? É preciso consultar a sua prefeitura ou a própria Anatel. DICA: observe as outras antenas das casas dos seus vizinhos. Se estiverem todas apontadas para a mesma direção, provavelmente é para lá que fica a torre.

Fonte: g1 Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Portal É Notícias